XIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).
Ao voltarmos a nos reunir na instituição em que realizamos nosso primeiro encontro, é importante lembrar não só a quantidade de trabalhos apresentados – quase 300 nesse ano, o que nos torna uma das maiores associações do mundo no estudo do cinema e do audiovisual - mas também a qualidade e pluralidade que alcançamos por termos crescido sem perder a busca pela excelência, seriedade das discussões e liberdade nos debates entre pesquisadores de todas as regiões do Brasil e de outros países, ampliando nosso leque de interesses, perspectivas teóricas e interfaces com diversas áreas de conhecimento.
Que possamos estar à altura das novas exigências e necessidades, contudo, sem perdermos e termos, ainda mais, o saber com sabor que nos fez estar vivos no mundo que nos coube. Que façamos das imagens em movimento lugar de fala e cobertura. Que tenhamos, por fim, diversos, muitos, vastos encontros nesta importante escola que também se renova.