ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | Os deslocamentos do olhar e do discurso em O cheiro do ralo |
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Autor | Genilda Azeredo |
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Resumo Expandido | Partindo-se do pressuposto de que a imagem (ou a fotogenia, segundo Epstein) constitui o material específico da linguagem fílmica, podemos considerar o processo de olhar como inerente a toda ação de expectação. Acontece que os significados do gesto de olhar, bem como sua intensidade, são condicionados não só pelos conflitos apresentados nos filmes, mas também pelas estratégias estilísticas adotadas. Em O cheiro do ralo (2006), por exemplo, a problemática do olhar se faz relevante a partir da abertura do filme, em que uma bunda feminina, em primeiro plano, captada em travelling, de modo a acompanhar a mulher em movimento, constitui gesto apelativo (sobretudo porque recorrente) ao espectador. No decorrer do filme, ficamos sabendo que essa primeira sequência se justifica não só pela relevância da bunda, alçada a status de metonímia alegórica no contexto da narrativa, mas também passamos a identificá-la através da mediação do olhar do personagem Lourenço. Outras construções e outros focos de olhar se concretizam no filme, sendo sintomática a presença de um olho-objeto que perambula, através das mãos de Lourenço, por entre os personagens, provocando ora repulsa ora fascínio. O fato é que o filme de Heitor Dhalia – ao contar a trajetória do personagem Lourenço, dono de um negócio que compra objetos usados – tem vários de seus sentidos atrelados à potência do olhar, ao poder que o gesto do olhar deflagra, inclusive quanto à articulação com a natureza do voyeur. É nosso intuito, no presente trabalho, discutir as diferentes materializações e funções do olhar no filme, considerando também seus efeitos sobre o espectador.
Além disto, para tal propósito, procuraremos observar pedaços de fala – fragmentos discursivos – que sofrem deslocamentos espaciais, tornando-se recorrentes ao longo do filme, mas aparecendo em outro contexto, produzindo quase sempre ironia. O propósito é articular essa verbalidade com os sentidos da visualidade expressos na materialização variada dos atos de olhar. |
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Bibliografia | FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. [Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio]. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
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