ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | Três imagens para relatar sobre esculturas impalpáveis |
|
Autor | Susana Dobal |
|
Resumo Expandido | Por meio de três fotografias, esse texto ressalta questões importantes para a obra de Anthony McCall sucitadas pela história mais recente da escultura, mais especificamente, por questões levantadas por artistas como Brancusi e principalmente Richard Serra. McCall trabalha com filmes e instalações desde a década de 1970. Sua obra mais recente são híbridos de cinema e escultura em instalações que ele chamou de solid light films e que exploram elementos relevantes para a escultura, como o corpo, o tempo e o movimento. Apesar de o termo escolhido para denominar as instalações enfatizar a materialização da luz, elas consistem de esculturas formadas por volumes e massas cambiantes que podem ser atravessados pelo espectador. Um paradoxo permeia os solid light films : eles apelam para uma vivência corporal da obra, mas são irremediavelmente impalpáveis, o que é sugestivo para compreender a contemporaneidade da obra e a sua relação com o pictórico no cinema, contra o qual a obra reagiria.
Implícita a esse relato sobre a escultura impalpável de McCall, está uma reflexão sobre utilização da fotografia na ilustração de um texto crítico. Partindo não apenas de reproduções objetivas de obras, mas da imersão dessas reproduções em contextos diferentes ao longo da pesquisa, as fotos que acompanham o texto são um estímulo a pensar o sentido das obras comentadas. |
|
Bibliografia | BAKER, G., BUCKINGHAM M. et al.. « Round Table : the Projected Image in Contemporary Art », October 104 (Spring 2003), p. 71-96.
|