ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | Fazendo Gênero: Critica feminista e pesquisa em cinema e TV no Brasil |
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Autor | Tania Siqueira Montoro |
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Resumo Expandido | Este paper é resultado da pesquisa de pós-doutorado que consiste em mapear e sistematizar a produção cientifica sobre critica feminista e estudos de gênero na reflexão e análise dos estudos de cinema e televisão no Brasil.
Artigos publicados em periódicos científicos (qualis Capes); trabalhos apresentados em congressos/seminários e simpósios; teses e dissertações defendidas junto a programas de pós - graduação, livros e capítulos de livros publicados, nos últimos dez anos, configuram o corpus empírico deste esforço de produzir/sistematizar conhecimento teórico sobre uma das mais promissoras vertentes da pesquisa em audiovisual.Neste sentido, a investigação se apresenta como uma oportunidade para ampliar o olhar para esta permanente relação entre teoria e prática, ao tempo, que interroga o sentido da investigação crítica orientada para transformar olhares, sociedade e cultura. Longe de buscar uma análise exaustiva dos estudos feministas no audiovisual ou uma compilação sistemática das correntes que os integram, temos tentado construir um espaço de reflexão, a partir dos estudos em curso.Investigadores que partem de lugares e enfoques diferentes exercitam um olhar aproximativo entre o audiovisual e os estudos feministas mediados pelos conteúdos e conceitos advindos da historia cultural, da psicanálise , das ciências da comunicação - na análise da imagem e da teoria literária e se encontram nas discussões sobre as construções identitárias do universo feminino ; as múltiplas faces entre viver e representar o feminino; o consumo e uso do corpo feminino nas narrativas ficcionais do cinema e da TV; a circulação de estereótipos de genero que tipificam modelos de mulheres, entre outros. No plano da linguagem do audiovisual, as questões se remetem a construção da(s) personagem(s) feminina(s) e a representação das questões de gênero(gender). Em um primeiro esforço de sistematização da produção bibliográfica, da última decáda, observamos que os estudos recentes apontam para uma relação, cada vez mais estreita e presente, da linguagem audiovisual na vida social contemporânea, e especialmente, na reorganização dos tempos e espaços, nas relações afetivas, nos vínculos socioculturais do universo feminino. Observa-se ainda, que na pesquisa sobre cinema brasileiro pouco se tem escrito/publicado sobre a relação mulher e cinema na análise de filmes contemporaneos. Verifica-se ainda uma pulverização desta produção cientifica elencada como " estudos das minorias";"estudos da representação social";"estudos da comunicação e cidadania";"estudos dos sentidos da midia" e poucos artigos sobre as formas de recepção dos filmes e programas de televisão pelo publico feminino. Verifica-se que boa parte dos estudos cimentam-se sobre uma sobre uma concepção linear - instrumental da investigação em comunicação audiovisual não levando em conta importantes dimensões que intervem no processo comunicativo,entre elas a dimensão simbólica da interação, a intencionalidade do narrador e a competencia comunicativa dos publicos e receptores para produzir e interpretar discursos audiovisuais. Um recorrido pela bibliografia publicada recentemente, atesta o interesse que a temática suscita entre os cientistas e profissionais do audiovisual além de fornecer uma cartografia desta vertente produtiva dos estudos de cinema e televisão, mesmo que até hoje, continue a ocupar um território marginal nos estudos do audiovisual no Brasil. |
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Bibliografia | ALVIM, Luiza Beatriz. “A representação da mulher em Maridinho de Luxo(1938) de Luiz de Barros”. In: Ester Hamburguer, Tunico Amancio, Gustavo Souza e Leandro Mendonça (org.). Estudos de Cinema - Encontro Socine. Ano XI . São Paulo. Ed, Annablume , 2008.
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