ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | 'La hora de los hornos' como modelo cinematográfico nas revistas cinematográficas latino-americanas |
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Autor | Fabián Rodrigo Magioli Núñez |
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Resumo Expandido | A importância da trilogia "La hora de los hornos" (1967/68) no "Nuevo Cine Latinoamericano" pode ser analisada por seu surpreendente impacto na classe cinematográfica latino-americana. É lícito afirmar que o Cinema Novo brasileiro, até então a principal referência de um cinema político latino-americano, é destronado frente o surgimento do cinema “de intervenção política”, proposto e realizado pelo Grupo Cine Liberación (entre outros grupos de cinema ao longo do subcontinente latino-americano no final dos anos 1960 e começo dos 1970). Nesse sentido, é fundamental o impacto causado pela exibição da trilogia completa nos Festivais de Pesaro, Itália, em 1968, e Viña del Mar, Chile, em 1969.
A nossa hipótese é que a trilogia "La hora de los hornos" e a produção teórica do Grupo Cine Liberación (em particular, o seu célebre manifesto “Hacia un tercer cine”), embora tenha provocado um profundo impacto nos críticos (e também realizadores) latino-americanos, se deve mais por sua “proposta cinematográfica” que por seus aspectos políticos propriamente ditos, devido ao seu vínculo com o peronismo, geralmente visto com precaução ou fortes ressalvas. Há uma explícita simpatia ou adesão por seus aspectos ideológicos (as Teorias de Liberação Nacional), procedimentos dramático-narrativos (o documentário militante) e mecanismos de produção e difusão (de caráter clandestino). No entanto, em relação à análise da situação política argentina realizada pelo filme (sobretudo nas 2ª e 3ª Partes), a trilogia é, a grosso modo, criticada pelos redatores dos periódicos. As revistas a serem estudadas são 'Cine cubano' (Cuba), 'Cine & medios' (Argentina), 'Hablemos de cine' (Peru) e 'Cine al día' (Venezuela). |
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Bibliografia | AVELLAR, J. C. 'A ponte clandestina: Birri, Glauber, Solanas, Getino, García Espinosa, Sanjinés, Alea. teorias de cinema na América Latina'. Rio de Janeiro/São Paulo: 34/Edusp, 1995. 320p.
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