ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | O Documentário e o Filme Histórico Ficcional: América Latina e Lugares do Discurso |
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Autor | Anelise Reich Corseuil |
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Resumo Expandido | Filmes ficcionais e documentários canadenses e norte-americanos sobre a América Latina tais como Homens Armados, Walker, Frontierland , Manda Bala e Favela Rising localizam não apenas a América Latina, mas também o lugar específico de quem faz e produz o documentário, o sujeito canadense ou norte-americano. De maneira mais naturalística ou através de discursos mais ou menos conscientes de seu próprio ato de narrar, os filmes em questão abordam questões como a relação intrínsica entre “eles” e nós”; estereótipos e maneiras de se representar um outro; percepções da violência associada ao terceiro mundo e perspectivas desenvolvimentistas sobre a história. Neste contexto, o trabalho discute a importância do documentário e do cinema ficcional histórico em um contexto transnacional de produção cultural.
Os filmes em questão, apesar de não serem produzidos por grandes estúdios cinematográficos, também se situam no mercado global e marcam uma alteridade em relação aos blockbusters. Eles também oferecem uma rica leitura para os conflitos geopolíticos latino-americanos uma vez que política, conflito de classes e a relação entre o estado e a mídia são vistos nos filmes no contexto de uma perspectiva internacional, nas interrelações entre os hemisférios norte e sul. Neste sentido, filmes como Homens Armados, Manda Bala e Favela Raising se inserem em uma discussão sobre as formas de representação no nosso momento contemporâneo. Eles representam questões sócio-históricas latino-americanas, através de formas narrativas que oscilam entre o alegórico, a metanarrativa e o realismo. No cenário internacional de produção de cinema, em que estamos vivenciando grandes fusões de corporações, como Disney e ABC Capital Cities; Turner e Time-Warner; Westinghouse e CBS; e Sony e Columbia, em todos os continentes e com todo tipo de tecnologia, documentários e filmes históricos ficcionais, podem ser um espaço viável para uma crítica das relações hegemônicas envolvendo relações de poder e países dos vários continentes em que forças desiguais permeiam a fluidez do capital transnacional |
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Bibliografia | HESS, John and Zimmerman, Patricia R.. “Transnational Documentaries: A manifesto”. Afterimage 24(4 1997): 8-15.
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