ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | Cinema e design nos seriados de televisão Roma, Lost, Californication e 9mm |
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Autor | mauro baptista y vedia sarubbo |
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Resumo Expandido | O trabalho estuda o encontro do cinema e do design em seriados de televisão contemporâneos como Roma, Lost, Californication e 9mm, se concentrando na área de design de produção. Realiza uma análise comparativa das cenas de abertura a proposta de design de produção/direção de arte do seriado, suas estratégias pós-modernas de reapropriação de diversos estilos cinematográficos, combinadas com a utilização do denominado high concept. O encontro dos termos design de produção e high concept norteia este trabalho.O filme high concept tem uma narrativa simples e fragmentada em módulos e espetacularização da narrativa.
Design de produção é o estudo da organização de cenários, móveis e objetos e suas relações com os atores. Campo que tradicionalmente era chamado de direção de arte e que cada vez mais é chamado de design de produção. As novas tecnologias de finalização da imagem favorecem a passagem da direção de arte tradicional, onde cenários e objetos eram organizados para ser captados por uma câmera, para o conceito de design de produção, onde cenários e objetos continuam sendo organizados antes da filmagem, porém são objeto de importantes transformações na etapa de pós-produção. O produtor David Selznick foi o criador do termo production design, ao adjudicar a função para o diretor de arte Willian Cameron Menzies em O vento levou (Gone with the Wind, 1939). Segundo Jane Barnwell, "... Nenhum dos termos associados com design eram considerados como tendo muito status até 1939, quando o termno foi criado. Este novo título indicava uma autêntica parceria de trabalho do designer com o produtor e o diretor em termos de planejamento da produção. Cameron Menzies desenhou centenas de esquemas altamente detalhados para a câmera seguir tomada por tomada, sinalizando que ele não somente tinha projetado aquilo que deveria estar em cada tomada, mas também tinha projetado a tomada em si, em termos de tamanho, ângulo e movimento(BARNWELL, 2004, p.13). Barnwell destaca que um dos momentos mais importantes da história do design de produção é o desenvolvimento do studio-system de Hollywood, que criou um departamento de arte extremamente sofisticado. Também enormes contribuições para a direção de arte vieram da Europa, a partir de 1903, com movimentos diversos, como o expressionismo alemão, o neo-realismo italiano e a nouvelle-vague, movimentos que desafiaram a hegemonia de Hollywood. Para Leo Kerz, diretor de arte nascido em Berlin (1912) que trabalhou décadas nos Estados unidos, a utilização do termo production designer, aponta, coincide com a busca de um estilo distintivo do diretor independente, de uma abordagem visual a um roteiro que mostrará o resultado de um time específico. “Para atingir esse algo característico – em termos de atmosfera e textura - o diretor de arte, cujo trabalho é substancialmente o de set designer (de sets que ele muitas vezes não cria pessoalmente) é inadequado” (STEIN, 1976: 195). Portanto emerge uma nova figura, com um novo título, uma nova resposta criativa. Para esta figura, diz Kerz, desenhar os sets é somente parte do trabalho, e é uma tarefa que em geral é feita por outra pessoa, o diretor de arte (STEIN, 1976, p.195). A função principal do designer de produção é criar, em colaboração com o diretor e o diretor de fotografia, uma atmosfera única, um approach gráfico, que em cor, em textura, no conjunto da imagem, produza um estilo característico, com a intenção de situar o filme num lugar aparte dos trabalhos feitos por qualquer outro equipe de cineastas (STEIN, 1976: 196). Nos seriados Roma, Lost, Californication e 9MM observamos uma rica relação entre um design de produção marcante e característico, presente nas cenas de abertura e em todo o seriado, o a espetacularização e fragmentação do filme high concept. O trabalho analisará caso a caso suas implicações e as estratégias pós-modernas de paródia e pastiche, muito apropriadas para esse encontro de high concept e design de produção. |
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Bibliografia | BAPTISTA, Mauro. “O design de produção no cinema contemporâneo”, em Moura, Mônica (org.). Design, arte e tecnologia. Centro de Pesquisa em Design, 2005.
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