ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | De olho na Ilha – revendo filmes cubanos pré-revolucionários |
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Autor | Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva |
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Resumo Expandido | Na comemoração do cinqüentenário da Revolução Cubana, um olhar diferente em direção aos primórdios do cinema da Ilha faz-se necessário para que se entenda como se deu a guinada revolucionária e o que ela implicou em termos de prática cinematográfica e de construção ideológica.
Vamos começar pensando no modo como se consolidou uma historiografia sobre o cinema que engloba o período silencioso (1897/1930) e depois como se articulou o sonoro (1931-1959), já que na historiografia cubana, o terceiro momento já é aquele do cinema revolucionário. Diferentemente do que sustenta a história oficial, houve sim um cinema mudo e um cinema sonoro antes da tomada de poder por Fidel e seus amigos barbudos. E não houve exatamente uma quebra de continuidade, uma vez que agora começam a aparecer pistas de um cinema silenciado pelos rigores da Revolução Vamos nos ater ao período anterior à tomada do poder por Fidel Castro, ou seja, antes de 1959, para verificar de que modo alguns filmes anteciparam alguns procedimentos que seriam utilizados pelos cineastas que se engajam na luta pela derrubada do ditador Fulgêncio Batista. Vamos rever alguns filmes, repensar a importância de alguns cineastas e de algumas obras. Vamos discutir Enrique Diaz Quesada e sua enorme produção, Pablo SANTOS e Jesus ARTIGAS e suas estratégias de financiamento e distribuição, Ramón Peón, seus filmes e a passagem para o falado. Então vamos buscar a Cuba Sono Film, os filmes americanos e mexicanos feitos em Cuba, Juan Orol, Felix Caignet, Manuel Alonso, Mario Barral e seu “De espaldas”, a produção de El Mégano, os filmes “proibidos” do bairro chinês, fotografados pelo mesmo fotógrafo de Memórias do Desenvolvimento. Passando a limpo esta fase da história, vamos perceber com mais nitidez os avanços e recuos do cinema que se instaura na Ilha juntamente com o novo regime. |
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Bibliografia | AMIOT, Julie. Le mélodrame cinématographique mexicain dans ses rapports avec Cuba (1938-1958) : Enjeux esthétiques et critiques – Tese de doutorado apresentada na Universidade de Lyon 2, 2003
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