ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | Do figurino cênico para o figurino de moda: uma trajetória da moda nas telenovelas brasileiras |
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Autor | fernanda junqueira rodrigues |
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Resumo Expandido | O bordão de que a televisão e, mais especificamente, a telenovela lança moda no Brasil, na atualidade, parece ser frase feita. A influência dos produtos ficcionais, há décadas, vem sendo sentida no cotidiano do país: as novelas originam novos nomes para batismo, influenciam a linguagem falada nas ruas, dão maior visibilidade às questões sociais que constituem suas narrativas.
No campo da moda- vestuário, a influência de estilos criados e popularizados pelas telenovelas podem ser visualizados a cada nova estação da moda.A percepção de ser a teledramaturgia uma grande vitrine de moda rende, em muitas vezes, estreita parceria entre profissionais da moda e de televisão. A moda de novela constituiu-se em um rentável mercado. No ano de 2007, o Mega Polo Moda, o maior shopping de atacado de moda do país, realizou uma parceria comercial com a Rede Globo: produtores e figurinistas da emissora retiravam de suas lojas artigos, sem custo nenhum, que poderiam ser utilizados para a composição das personagens ficcionais e as referidas marcas, em contrapartida, teriam a permissão de utilizarem em sua estratégia de marketing a legitimidade de serem os seus produtos, "produtos de novela". Ainda mais recentementemente, podemos ver a moda indiana se alastrando por grande parte das vitrines do país, nas grandes e pequenas cidades, com a popularização desse estilo, no mínimo extravagante, proporcionado pela novela de Glória Perez, Caminho das Índias. Percebe-se esse contexto de parceria entre a indústria da moda e a do audiovisual sob o ponto de vista histórico e sociológico, pois, ao investigarmos sua origem, refletimos sobre um amplo e complexo processo de modernização por que passava a sociedade brasileira durante a década de 1970. O objetivo dessa comunicação é refletir sobre as relações existentes entre a maior profissionalização dos setores da produção de teledramaturgia, em especial o setor de figurinos para as telenovelas, e a modernização da moda brasileira nos anos 1970. A reflexão proposta estará embasada em uma leitura sociológica do fenômeno moda, da história do figurino de teledramaturgia e de algumas leituras sobre figurinos que se tornaram célebres na história da televisão brasileira da referida década, como por exemplo, os usados pela personagem Júlia Matos na novela de Gilberto Braga, Dancin`Days, que após a transmissão da telenovela virou moda por todo o país. |
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Bibliografia | BONADIO, Maria Claudia. O fio sintético é um show! Moda, política e publicidade; Rhodia S.A. 1960-1970.Tese de doutoramento, departamento de História, IFCH, Unicamp, 2005.
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