ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | Das rupturas ao modelo clássico em disciplinas de graduação de Cinema e Televisão |
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Autor | Eduardo Tulio Baggio |
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Resumo Expandido | Como continuação da pesquisa apresentada no XII Encontro da SOCINE, o objetivo dessa comunicação é comparar as opções adotadas em disciplinas de cursos de graduação de cinema e televisão no que diz respeito ao modelo clássico ou os modelos de ruptura. A partir de informações coletadas em ementas de disciplinas, planos de aula, bibliografias e contato direto com os professores dessas disciplinas, será feita a análise da relação entre os aspectos teóricos e os métodos de realização ensinados aos alunos. Com essa análise será possível identificar as opções dos professores e dos cursos em relação às suas concepções de como o cinema e a televisão devem ser estudados e abordados em suas definições teóricas e proposições práticas.
A hipótese – verificada em escala lato com a análise dos currículos de cinema e televisão na comunicação apresentada no Congresso da SOCINE de 2008 – é que existe uma forte discrepância entre as disciplinas de cunho teórico e as disciplinas práticas nos cursos de graduação de cinema no Brasil. Tal discrepância está na abordagem prioritária das rupturas e vanguardas quando se estuda teoria, história e, até mesmo, linguagem do cinema, enquanto o ponto de partida e de desenvolvimento das disciplinas voltadas para a realização é o cinema clássico, segundo as definições de Bordwell e Thompson. E ainda, que no ensino de televisão essa discrepância também existe, mas muito mais amena. Resta, contudo, buscar também uma explicação para as diferentes abordagens nos cursos de cinema e televisão. A metodologia de trabalho prevê o levantamento, análise e comparação de ementas, planos de aula e bibliografias utilizadas por professores de disciplinas teóricas e práticas de cursos de graduação de cinema e televisão brasileiros. Além disso, as próprias considerações dos professores sobre suas escolhas, serão utilizadas nas análises. Tanto essas considerações, como o levantamento do material das disciplinas, serão obtidos em cursos de cinema e televisão, a partir da explicação das intenções da análise e da concordância dos professores. Mesmo que não representem plenamente o ensino em todas as suas variáveis, tais informações podem constituir indícios fortes e contundentes de como são conduzidos os cursos e disciplinas da área audiovisual no Brasil e propiciar a análise proposta para a comunicação. |
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Bibliografia | BORDWELL, David. On the History of Film Style. Boston: Harvard University P, 1998.
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