ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | Mutações da cultura cinematográfica na contemporaneidade |
|
Autor | Fernando Mascarello |
|
Resumo Expandido | Conforme é sabido, o cinema em suas várias facetas – estética fílmica, indústria cinematográfica e práticas socioculturais por ele disparadas – têm-se transformado constantemente ao longo de sua já não breve história. Uma série particularmente profunda de mudanças dá-se na passagem do período moderno – do pós-segunda Guerra Mundial ao final dos anos 70 – ao momento contemporâneo. Por esta época, a indústria midiática experimenta um forte processo de conglomeração e globalização, o cinema norte-americano reconfigura-se em uma Nova Hollywood e as cinematografias de arte pelo mundo acusam o esgotamento do paradigma modernista.
Neste contexto, interessa-me examinar, neste trabalho, as mutações ocorridas especificamente na esfera da cultura cinematográfica. Procuro examina-las pela ótica da recepção, instância de manifestação das práticas que conformam a presença cultural do cinema nas sociedades. Numa análise comparativa com os anos 50 e 60, abordo aspectos atuais como a recepção via janelas não-cinematográficas, a reconfiguração da cinefilia, dos festivais e das audiências do cinema clássico e de arte, e o caráter das dietas audiovisuais na convergência e na globalização. O objetivo de fundo é buscar uma compreensão a respeito do lugar cultural do cinema hoje, contextualizando-o em termos econômicos e estéticos, mas percebendo a sua materialização sobretudo através das práticas socioculturais protagonizadas pelo público. |
|
Bibliografia | JENKINS, Henry. Convergence culture. New York: New York University Press, 2006.
|