ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | A atração pelo desconhecido e a exploração científica: No Rastro do Eldorado (1925) Silvino Santos |
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Autor | Eduardo Victorio Morettin |
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Resumo Expandido | Examinaremos a construção de uma imagem do Brasil moderno no cinema de Silvino Santos por meio de 'No Rastro do Eldorado' (1925). Depois de realizar dois documentários feitos no contexto da Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil (1922 e 1923), a saber, 'No país das Amazonas' (1922) e 'Terra Encantada' (1923), Silvino realiza uma obra que complementa uma idéia de brasilidade presente nos trabalhos anteriores, desta feita configurada pelos deslocamentos fluviais pelo interior da Amazônia em um filme que concilia a atração pelo desconhecido e a exploração científica naquela que pretende ser a documentação fílmica da expedição empreendida pelo geógrafo norte-americano Alexander Hamilton Rice em direção à Roraima.
Nesses filmes, o trabalho de conhecimento do interior do país se concilia com a representação de eventos cívicos e espaços monumentais típicos de uma metrópole no Brasil nas primeiras décadas do século XX. No 'Rastro do Eldorado' (1925) corresponde ao registro feito por Silvino Santos da expedição empreendida pelo geógrafo norte-americano Hamilton Rice por diferentes regiões do estado atual de Roraima. Junto com 'No país das Amazonas', o filme procura traduzir filmicamente uma leitura do Brasil proveniente do século XIX e muito representada nas artes plásticas por figuras como Victor Meirelles, Manoel de Araújo Porto Alegre, Félix-Émile Taunay, entre outros, que trabalharam a especificidade da nação brasileira ao apontar para a submissão de nossa exuberante natureza aos desígnios da civilização. Ao mesmo tempo, trabalha com a idéia mítica do Eldorado, presente no título e na busca efetivada, nem sempre com sucesso, pelos reinos perdidos, como a que motivou o explorador inglês Percy Fawcett, desaparecido no mesmo ano de 1925 na região amazônica. Vista em perspectiva, a obra documental de Silvino Santos realizada na década de 20 compreende uma leitura global sobre a nação que buscava simbolicamente seu lugar no contexto mundial. Por meio de deslocamentos feitos por navios, aviões e carros, alguns dos temas centrais da política e da cultura brasileira a partir dos anos 20, como litoral/interior e cidade/campo, estão conjugados nos documentários de forma harmônica. |
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Bibliografia | BERNARDET, J.C. 'Filmografia do cinema brasileiro: 1900-1935. Jornal ‘O Estado de S. Paulo’', SP: Governo do Estado de São Paulo, 1979.
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