ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | Dinafilme e o caso ´O Homem que Virou Suco´: um estudo de caso sobre a distribuição cineclubista |
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Autor | Leonardo Barbosa Rossato |
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Resumo Expandido | Esta comunicação pretende analisar o papel da distribuidora do Conselho Nacional de Cineclubes no momento de distribuição do longa-metragem ´O Homem que Virou Suco´ do cineasta João Batista de Andrade.
No início dos anos 70, quando dá-se início às Jornadas Brasileiras de Curtas-Metragens de Salvador, vemos o movimento cineclubista se reorganizar após o fechamento do Conselho Nacional com o AI-5. Na primeira Jornada em 1972, as discussões em torno do curta-metragem e sua difusão são levantadas. Os produtores independentes e os cineclubistas iniciam um processo de discussão em busca da sustentação de um mercado paralelo (ARAÚJO: 1978). A reorganização do Conselho Nacional de Cineclubes e a formação da ABD – Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas-Metragistas promovem ações estratégicas idealizando uma estrutura auto-suficiente, buscando reembolsar o custo da cópia e do produtor (MATELA: 2007). Em 1976, cria-se a Dinafilme – Distribuidora de Filmes do Conselho Nacional de Cineclubes, centralizando sua sede em São Paulo, com sedes nas outras regiões do país. Formada inicialmente com o acervo de 16mm da Cinemateca Brasileira doada por Paulo Emílio Salles Gomes, a Dinafilme se valerá de uma crescente demanda de filmes dos movimentos sociais que estavam se reorganizando e que se utilizavam do cinema para estimular os encontros das entidades de base. No final dos anos 70, a Dinafilme atinge mais de 2.000 pontos de exibição cadastrados, contendo entre eles cineclubes organizados, associações de moradores, sindicatos, igrejas e bases de movimentos populares. A distribuidora, sem fins lucrativos, possuía uma estrutura organizacional democrática, sendo seus administradores votados em assembléia nas jornadas do movimento. No entanto, a frágil estrutura dos cineclubes e a dificuldade de se remunerar os produtores dos filmes, deixa a distribuidora no déficit, criando, inclusive, concorrentes. Uma das estratégias percorridas foi o lançamento de pacotes de filmes temáticos, como os filmes sobre os movimentos operários do final dos anos 70; e o lançamento de longas-metragens. Vemos nos boletins da distribuidora, os CA.DINA (Conselho Administrativo da Dinafilme) que este período de lançamentos contribuiu para o fortalecimento da distribuidora em termos financeiros e simbólicos. Esta comunicação pretende, portanto, levantar questões sobre uma ação específica da distribuidora neste período como forma de estudar o processo de distribuição cineclubista. Em 1980, ´O Homem que Virou Suco´ é distribuído simultaneamente em 35mm pela Embrafilme para o circuito de exibição comercial e em 16mm pela Dinafilme para o circuito paralelo. Segundo João Batista e os protagonistas do movimento cineclubista no momento, o filme fez muito mais público na distribuição paralela que na comercial (CAETANO: 2004). Surgida esta questão serão levantados e problematizados os dados das diferentes distribuições do filme para que se construa hipóteses em torno da formação dos cineclubes e dos pontos de exibição alternativos no país no início dos anos 80 e esta relação para com o mercado comercial. No início dos anos 80, o fechamento das inúmeras salas de cinema, principalmente no interior do país, o aumento inflacionário do mercado imobiliário e o advento do home video foram fatores que contribuíram para esta mudança no mercado de exibição comercial (GATTI: 2007). Um dos resultados desta mudança é a profissionalização dos cineclubes, exibindo em 35mm e criando as primeiras salas que se transformarão no circuito de arte atual, como os grupos Estação e Unibanco. Como esta mudança no mercado comercial contribuiu para o fortalecimento da distribuição cineclubista no período da distribuição do filme de Batista e as estratégias de distribuição que a Dinafilme atingiu em seu momento de maior atividade no circuito paralelo serão questões problematizadas por esta comunicação. |
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Bibliografia | ABDALLAH, Ariane, CANITTO, Newton (org.). O homem que virou suco- roteiro de João Batista de Andrade. São Paulo, Imprensa Oficial, 2005.
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