ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | Os Ensaios em Super 8 de Derek Jarman |
|
Autor | Cecília Antakly de Mello |
|
Resumo Expandido | A comunicação proposta oferece uma reflexão acerca da obra em Super 8 do diretor inglês Derek Jarman em relação ao conceito de filme-ensaio. A ênfase do trabalho recai sobre os filmes The Angelic Conversation (1985), The Last of England (1987) e Glitterbug (1994), todos compostos a partir da colagem de filmes em Super 8 capturados pelo diretor. O cinema experimental de Jarman oferece um ponto de partida frutífero para a discussão da idéia do cinema como arte e da idéia por vezes fluida de filme-ensaio.
Derek Jarman (1942-1994) formou-se em História no King’s College e em seguida estudou por quatro anos na prestigiosa Slade School of Art em Londres. Realizou 11 filmes de 1976 a 1993 além de inúmeros trabalhos experimentais de curta ou média-metragem principalmente no formato Super 8 ou 16mm. Durante sua carreira como diretor sempre alternou a produção de filmes narrativos, tais como Caravaggio (1986), Edward II (1991) e Wittgenstein (1993) com a experimentação e a liberdade de obras como The Angelic Conversation (1985), The Last of England (1987) e Glitterbug (1994). Esta comunicação procura investigar as principais características de suas obras experimentais, realizadas em Super 8 e em um primeiro momento exibidas em seu estúdio em Londres durante festas e eventos privados, com trilha sonora adicionada ao vivo. Este material bruto foi posteriormente transferido para o formato 35 mm e os três filmes supracitados foram montados a partir deste material, recebendo uma trilha sonora inédita e distribuídos em salas de cinema. Observa-se, portanto, a oscilação entre um espaço de exibição informal (estúdio, festas privadas) e a liberdade das imagens em estado bruto, com trilha adicionada ao vivo, e a organização destas imagens a partir da montagem e da música, resultando em filmes distribuídos comercialmente, mas sem nunca perderem seu forte caráter pessoal. Seu último e talvez mais íntimo trabalho Blue (1993) também oscilou entre a exibição em diversos museus e galerias de arte e a transmissão pelo Channel 4 inglês, combinada com a transfusão radiofônica da trilha sonora pela BBC Radio 3, além de posteriores exibições em salas de cinema. Esta comunicação investigará a idéia de cinema como arte a partir de parte da obra de Derek Jarman, com enfoque em seu uso do formato Super 8 e do tempo dilatado destas imagens, capturadas muitas vezes em alta velocidade de modo a parecerem mais lentas, e exibidas de modo ainda mais lento. Investigará também de que modo a noção de filme-ensaio, de definição ainda fluida, pode ser útil para a abordagem desta obra altamente pessoal e inovadora. |
|
Bibliografia | GAGNEBIN, Murielle & LIANDRAT-GUIGUES, Suzanne. L’essai et le cinéma (Seyssel,Éditions Champ Vallons, 2004).
|