ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | A relação entre cinema e tecnologia nos primeiros anos da atividade cinematográfica |
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Autor | Araci Koepp dos Santos |
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Resumo Expandido | Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre cinema e tecnologia nos primeiros anos da atividade cinematográfica (1894–1915) e o processo de alfabetização audiovisual dos primeiros espectadores e realizadores cinematográficos, através da observação de questões como adaptação, apropriação, e invenção de elementos técnicos e estéticos. Esta proposta de trabalho faz parte do projeto de pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A investigação do processo de alfabetização audiovisual de espectadores e realizadores baseia-se na análise de filmes do período e em pesquisa bibliográfica. Este projeto tem como objetivo compreender o processo de transformação das imagens em movimento na atividade cinematográfica. A alfabetização de espectadores e realizadores revelou-se um aspecto de grande relevância para esta pesquisa, porque mostra como se deu a relação entre a sociedade do início do século XX e tecnologia cinematográfica, e como sociedade e tecnologia moldam e transformam uma a outra. Optou-se pelo cinema norte-americano pela velocidade com que foi estabelecido um modelo de produção baseado em uma cadeia produtiva (produção/realização, distribuição, exibição), seguindo o modelo industrial utilizado em outras atividades, e adaptando a nascente atividade aos desejos do público e às necessidades do mercado. As imagens em movimento introduziram uma nova forma de experiência visual, ou imagética, mediada por um dispositivo tecnológico e pelo olhar de uma outra pessoa que manipula o dispositivo e seleciona o que vai ser filmado e projetado. Os primeiros anos da atividade cinematográfica são uma fase de experimentação e apropriação das possibilidades oferecidas pelo novo meio. Ao testar as possibilidades das câmeras e projetores são desenvolvidos elementos específicos para o cinema, tendo como base elementos técnicos e artísticos de outras atividades, como fotografia, aparelhos ópticos, lanterna mágica, pintura, literatura, teatro e espetáculo de variedades, entre outras. A grande maioria dos primeiros realizadores já trabalhava com fotografia ou com atividades de entretenimento antes de se aventurar pelo cinema, foi a partir dessas experiências anteriores que começou a se desenvolver e a adaptar elementos específicos para o cinema no que se refere a questões técnicas, estéticas e narrativas, formatando o repertório de elementos que fazem parte da linguagem cinematográfica e audiovisual. A análise dos filmes do período evidenciam a evolução e o desenvolvimento da atividade cinematográfica nos seus primeiros anos de atividade, como certos elementos são adotados gradativamente, fazendo parte de pouco de filmes inicialmente até se tornarem parte de um repertório comum a todos os realizadores. Tanto realizadores quanto espectadores estão numa fase de alfabetização audiovisual. O público, ao demonstrar interesse pelas primeiras exibições, também faz parte do processo de construção da atividade cinematográfica, seus gostos e preferências ajudam a determinar certos parâmetros para a produção e exibição de filmes. Através da análise dos filmes e a observação da inter-relação entre homem e tecnologia é possível estabelecer um fluxo evolutivo da atividade cinematográfica, desde o seu início, quando o cinema era conhecido como um invento científico capaz de captar e reproduzir imagens em movimento, até se tornar uma forma de entretenimento. |
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Bibliografia | CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
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