ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | O passado idealizado nas viagens de Solanas e Sarquis |
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Autor | denise tavares da silva |
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Resumo Expandido | Em “Dimensões Transculturais do Gênero Audiovisual - Argumentos para uma pesquisa sobre o Filme de Estrada” (Compós, 2008), o pesquisador e professor Samuel Paiva apresenta premissas para se questionar o filme de estrada brasileiro como tradução do road movie, entendendo este gênero - ou subgênero - como “herdeiro direto do western”. Com esta colocação, Paiva indica como características típicas destes filmes de deslocamento, entre outras, as que os vinculam à cultura norte-americana, o que inclui a literatura beat, a contracultura e a rebelião contra determinados aspectos do capitalismo, principalmente a estabilidade e o conformismo. Neste mesmo artigo, citando Laderman (2002), Paiva não deixa de destacar as mudanças relacionadas às formas internas e externas deste gênero cinematográfico ao longo da sua história, cujas recorrências garantem convenções típicas que permitem a classificação de road movie para determinados filmes.
O trabalho de Paiva é luminoso, na medida que coloca a necessidade da ampliação da percepção do filme de estrada brasileiro, tendo como horizonte, entre outras hipóteses, a constituição dos gêneros audiovisuais e a possibilidade ou não da tradução (grifo de Paiva, op. cit) dos códigos próprios de um gênero, considerando a circulação dos produtos audiovisuais para além das fronteiras locais da filmografia a que pertencem. Em diálogo, portanto, com este autor, a proposta desta comunicação centra-se em dois filmes argentinos, “Facundo, la sombra del tigre” e “El Viaje”, localizados no contexto de produção latino-americano – e, neste sentido, assumindo para si, cada um, projeto de realização que se situa em um lugar específico, construído sobre plataforma distinta do universo que compreende a produção norte-america. O objetivo deste recorte é analisar como estes filmes abraçam as características do gênero, destacando o que considero um paradoxo em relação ao “modelo-matriz”: a valorização de um passado idealizado como parte integrante de identidade, seja ela nacional ou continental (latino-americana). Este trabalho inscreve-se, portanto, nos estudos de gênero cinematográfico na América Latina e Caribe em seus objetivos específicos, por sua proposta de estudar o modo de “apropriação, ambientação e transmutação dos gêneros tradicionalmente industriais e/ou hollywoodianos” em dois filmes argentinos, demarcando, em especial, a recorrência às origens históricas do país e do continente. Com tal escolha, tais obras alçam ao primeiro pano narrativo do filme, símbolos clássicos das formações nacionais e continentais, apresentando-as em mesmo nível das sagas individuais de seus protagonistas. Assim, religam estes personagens a percepções específicas de seu país e do continente latino-americano, reforçando um modelo de identidade que convida o público a uma redescoberta das geografias humanas e físicas dos territórios percorridos, em viés pré-determinado ideologicamente. |
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Bibliografia | AVELLAR, José Carlos. A ponte clandestina. São Paulo: Edusp/Editora 34, 1995.
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