ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | A trilha musical de Cidade Oculta (1985): a Vanguarda Paulistana no cinema |
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Autor | Claudiney Rodrigues Carrasco |
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Resumo Expandido | O movimento musical conhecido como Vanguarda Paulistana foi um momento da cena musical da cidade de São Paulo que se concentrou no período que vai de 1979 a 1985, aproximadamente. Não se tratava de um movimento organizado. A classificação, portanto, não parte dos artistas nele envolvidos, mas da crítica e do público, que enxergaram em um conjunto de manifestações musicais muito variadas, uma unidade. Para Luiz Tatit, um dos compositores expoentes do movimento, essa unidade residia mais em uma proposta estética do que em uma unidade enquanto gênero. Para ele, em entrevista a Carlos Calado, o que unificou o movimento foi o uso da fala como voz da canção (http://cliquemusic.uol.com.br/).
O filme “Cidade Oculta”, do diretor Chico Botelho tem sua trilha musical assinada por Lívio Tragtenberg., que tem sua produção musical mais ligada à música experimental de concerto. Contudo, a maior parte da trilha musical do filme é formada por canções compostas e executadas por artistas ligados ao movimento. A ficha técnica de música do filme é uma lista de nomes e músicas que se assemelham a uma antologia da Vanguarda Paulistana. Lá estão alguns de seus principais nomes: Arrigo Barnabé, Tetê Espíndola, Vânia Bastos, Ermelino Neder, entre outros. Além disso, a escolha de Arrigo Barnabé, um dos principais nomes do movimento, como ator principal, demonstra que a ligação do filme com o movimento não é apenas uma coincidência, mas algo pensado por seus realizadores. A Vanguarda Paulistana ficou conhecida principalmente como um movimento musical, mas há toda uma produção artística no início dos anos 1980 em São Paulo que, de um modo ou de outro, se relaciona ao movimento musical, ainda que não tenha ficado tão conhecida pelo público, especialmente fora de São Paulo. Assim, “Cidade Oculta” pode ser entendido como uma expressão desse movimento no cinema e isso é particularmente verdadeiro no que se refere a sua música.. Este trabalho apresenta um pequeno histórico do movimento, localizando-o no contexto da música brasileira e, em particular, na cidade de São Paulo na virada das décadas de 1970/1980. São apresentados seus principais nomes e as características de suas produções musicais. Em seguida, o filme “Cidade Oculta” é também localizado no contexto do cinema brasileiro do início dos anos 1980 e, particularmente, da produção artística e cinematográfica paulistanas dessa época. O movimento musical e o filme, são avaliados no contexto da produção independente, que foi uma das principais características da arte produzida em São Paulo naquele período. Feita a contextualização do movimento e do filme, é apresentada uma decupagem de sua trilha musical, apresentando cada uma das suas entradas e suas características musicais. Por fim, essa trilha musical é analisada, tendo como foco suas funções na articulação do filme como um todo, tanto em seus aspectos dramático/narrativo, quanto no que diz respeito à articulação entre movimento visual e movimento sonoro. Apesar de sua importância para a arte brasileira do período, a efervescência artística de São Paulo naquela época é ainda muito pouco estudada. Os trabalhos existentes sobre ela não correspondem a sua importância histórica e à relevância de sua produção artística. |
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Bibliografia | LABAKI, Amir. O cinema dos anos 80. São Paulo: Brasiliense, 1991.
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