ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | A parceria entre o Centro Universitário Senac e a Cinemateca Brasileira: Educação e Cultura |
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Autor | Macioniro Celeste Filho |
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Resumo Expandido | Em 16 de março de 2009, o Centro Universitário Senac e a Cinemateca Brasileira firmaram contrato de parceria institucional. Este acordo é fruto de atividades desenvolvidas no ano anterior, quando alunos do curso de Bacharelado em Audiovisual do Senac, em parceria com a Atlântida Cinematográfica, executaram serviços de incorporação e catalogação do acervo desta produtora na Cinemateca Brasileira. Esta atividade de 2008 foi apresentada no encontro da SOCINE daquele ano. O Senac tem por pressuposto que ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis na formação de um profissional qualificado. Para potencializar a sinergia entre estas três facetas educacionais, o Senac buscou aproximação com a Cinemateca Brasileira. Em 2008, seis alunos e o autor desta comunicação foram treinados, num estágio de carga horária de 40 horas, para compreender e desenvolver a habilidades de trabalho nos setores de incorporação, documentação e preservação da Cinemateca. Sob meu acompanhamento, três destes alunos estagiaram na Cinemateca durante 2008. A vontade de aprofundamento deste trabalho conjunto resultou no contrato de parceria assinado em meados de março. Esta parceria prevê o treinamento anual de 16 alunos do curso de Audiovisual do Senac nos diversos setores da Cinemateca Brasileira. Destes alunos, oito deles, quatro por semestre, estagiarão na Cinemateca nas atividades designadas por esta instituição, sob remuneração do Senac. No momento, o treinamento dos primeiros oito alunos, a seleção e o contrato de estágio de quatro deles já foi executado. Na produção audiovisual contemporânea, o aluno do curso do Senac tem experiência privilegiada em mídias digitais. A tradicional película de 35 milímetros tem custo elevado para manuseio didático constante. O acervo depositado na Cinemateca Brasileira exige, para sua preservação, o manuseio cotidiano de películas. Assim, a experiência dos alunos na Cinemateca Brasileira com películas enriquece imensamente a formação do aluno do Senac. Na Cinemateca, os estagiários aprendem a lidar, manipular e diferenciar os diversos tipos de filmes e seus suportes; no caso, o acetato, o poliéster e o cuidado especial destinado ao nitrato, altamente inflamável. Aprendem a reconhecer e diferenciar os materiais como negativo original, cópia, máster, contratipo, entre outros. São capacitados para reconhecer os tipos de deterioração do suporte, como a desplastificação para o acetato e a hidrólise para o nitrato. Lidam com os possíveis defeitos e deformações de películas, como o abaulamento, encolhimento, ressecamento, riscos, desprendimento de emulsão, estriamento, cristalização e fungos. Aprendem a classificar corretamente o grau técnico de deterioração de filmes, usando o próprio acervo da Cinemateca como material didático. Os alunos do curso de Audiovisual do Senac conhecem também todas as etapas de preservação e de documentação de acervos cinematográficos, assim como noções de restauro de películas. O contato dos alunos do Senac com os profissionais e com o acervo da Cinemateca Brasileira viabiliza a concepção do projeto pedagógico do curso na qual a forma e conteúdo cinematográficos são indissociáveis. Leva o aluno ao questionamento de como pensar a produção audiovisual atual como elo de um processo cultural mais amplo. Encaminha a preservação de acervos como etapa de reflexão sobre as relações entre suporte e conteúdo de produções audiovisuais passadas como indispensáveis à produção audiovisual futura. Posteriormente, pretende-se a elaboração de projetos de pesquisa sobre o acervo audiovisual depositado na Cinemateca. Pretende-se também, possivelmente, a criação de curso de extensão na área de preservação de arquivos audiovisuais. Assim, a Cinemateca contribuirá na função educacional do curso de Audiovisual do Senac na consolidação indissociável de ensino, pesquisa e extensão. É propósito desta comunicação apresentar, em outubro, os resultados parciais desta parceria. |
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Bibliografia |
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