ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | Star Wars: a percepção do espectador na atualização de mundos possíveis ficcionais |
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Autor | João de Deus Barreto Segundo |
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Resumo Expandido | Do ponto de vista poético, todo filme é um conjunto de dispositivos que deve cooperar com o espectador para disparar neste um conjunto de informações, sensações e emoções. A instância de apreciação de uma obra audiovisual narrativa não está resignada à passividade, uma vez que do espectador o filme demanda uma série de operações mentais, que envolvem antecipação e complementação da narrativa por meio do repertório disponível culturalmente, faça ele parte da enciclopédia cultural do espectador-modelo ou da tradição das representações cinematográficas. Algumas narrativas, para serem contadas, demandam mundos possíveis ficcionais aparentemente sem paralelos à realidade material do espectador, mundos construídos em processos analogamente matemáticos: adição, subtração, multiplicação e divisão de predicados disponíveis no mundo material. Nenhum mundo ficcional é gerado a partir do nada, são resultado da organização em leis próprias de símbolos já disponíveis na enciclopédia cultural. O espectador-modelo de uma obra ficcional será aquele apto a seguir a trilha de leitura posta a seus pés, de acordo com o pacto ficcional, no modo estilístico e consequentemente no regime estético estabelecidos pela obra. As obras cinematográficas podem envelhecer se estiverem muito conectadas às convenções narrativas cinematográficas vigentes à época de sua produção. Para analisar o problema posto, a saber, como se dá o envelhecimento da narrativa, e quais as repercussões deste processo na apreciação estética – o que um filme datado ainda consegue fazer com o seu espectador - foram escolhidos dois capítulos de “Star Wars”, mais precisamente os capítulos iniciais, um da trilogia começada em 1977 e o outro da trilogia começada em 2000. O primeiro capítulo de cada trilogia, separados por um intervalo de duas décadas, devem oferecer pistas para a melhor compreensão do processo de construção e atualização de mundos ficcionais, seja por intermédio da narrativa em si ou das tecnologias empregadas na sua construção, mostração e narração, e sua relação com a apreciação estética, porque servem para apresentação de mundo, de personagens e disposição geral das peças no jogo entre a narrativa ficcional e seu leitor. |
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Bibliografia | BORDWELL, David. Narration in Fiction Film. USA: The University of Wisconsin Press, 1985.
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