ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | Há um novo olhar sobre o indígena no horizonte do cinema latino-americano? |
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Autor | Juliano Gonçalves da Silva |
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Resumo Expandido | Na minha dissertação de mestrado O Índio no Cinema Brasileiro e o espelho recente realizei uma análise da imagem do índio no cinema brasileiro, através do estudo de como o personagem indígena é por ele construído e veiculado através dos filmes de ficção e irá constituir o imaginário das pessoas, embasado em um levantamento da filmografia existente onde o personagem indígena aparece.
Com a realização e finalização deste trabalho, me pus a indagar como seriam tratados pela cinematografia de outras culturas, essas personagens? Que outras possibilidades de construções imagéticas e históricas se fazem presentes? O que estas produções tem a ver com o contexto cultural onde são realizadas? Estas questões e uma busca de seu redimensionamento, me levaram à pensar na realização desse estudo, retomando a reflexão sobre como é construída a imagem do índio através dos filmes de ficção, porém levando em conta agora as cinematografias dos outros países da América Latina, considerando aproximações e distanciamentos nos diversos contextos de produção e circulação desses filmes. Essa produção de significados contra hegemônicos é importantíssima de ser revelada, ainda que os Estados Unidos hoje respondam por grande parte da cultura cinematográfica, impondo ao mundo a circulação de suas produções e visões de mundo, formando opiniões e influenciando outras culturas através da universalização inclusive de seu idioma sendo geograficamente colocado em todos os pontos do globo, na boca de todos os "povos" (identificamos isso no fato de que para muitos quando falamos de índios no Brasil, aparece a imagem do índio norte-americano). Por outro lado existe na História um ponto em comum a estas diversas cinematografias, pois os seus contextos de produção foram gerados à partir de uma história de contato e extermínio dos povos originários muito similar, sob alguns aspectos. Desta forma este trabalho é uma parte da pesquisa mais ampla que venho desenvolvendo em meu Doutorado que tem como objetivo realizar uma análise da imagem do índio no cinema latino-americano, através do estudo de como o personagem indígena é por ele construído e veiculado através dos filmes de ficção de longa-metragem. Assim se busca identificar as diferentes formas de como as personagens indígenas são representadas e analisar o conteúdo destas representações a partir dos diferentes contextos históricos e culturais, presentes nos filmes analisados e nas sociedades onde eles foram realizados. Como parte da cinematografia que será analisada, incluirei os resultados já obtidos em meu mestrado no que tange à filmografia brasileira. Partindo da constatação da urgência de se tratar o personagem indígena como sujeito na filmografia brasileira e latino-americana, comparo a existência do mesmo e de suas representações nos clássicos filmes do boliviano Jorge Sanjinés: Yawar Malku (Cóndor Sangrante, 1969) La nación clandestina (1989) e Para recibir el canto de los pájaros (1994). A estes filmes que criaram um paradigma na forma de se olhar os indígenas, contraponho as duas recentes películas da cineasta peruana Cláudia LLosa: Madeinusa (2006) e La Teta Asutada (2009) e suas representações do indígena permeadas pelo realismo fantástico, questionanda se este é ou não um novo olhar emergente no cinema latino americano? |
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Bibliografia | AZEVEDO, Ana Lucia Lobato de. Índios da Tela. Tese apresentada à ECA — USP. São Paulo, 2000.
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