ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | O experimental no cinema brasileiro: a propósito de 'O cinema falado', de Caetano Veloso |
|
Autor | Francisco Elinaldo Teixeira |
|
Resumo Expandido | No final dos anos de 1980, como desdobramento do debate mais amplo entre modernidade versus pós-modernidade, a noção de vanguarda artística também foi alvo de um trabalho de reciclagem que a redescreveu sob a denominação de pós-vanguarda. Era o domínio experimental que passava por um forte abalo desde a sua vigência dos anos de 1920 em diante, particularmente no cinema.
Em 1986 Caetano Veloso lança, para uma platéia aturdida do FestRio, na Sala Glauber Rocha, seu filme-ensaio "O cinema falado". Indexado nas categorias de documentário e experimental, o filme praticamente passou em brancas nuvens pela crítica, relativamente a uma análise mais séria de seu teor artístico, permanecendo até hoje sob um incômodo silêncio que nem seu relançamento em DVD, duas décadas depois, conseguiu alterar. Como parte de uma pesquisa mais ampla sobre a questão do experimental no cinema brasileiro, a proposta da comunicação é realizar uma análise do filme e situá-lo como peça de grande densidade nos quadros da experimentação cinematográfica no Brasil. Particularmente no que diz respeito à relação palavra (imagem sonora)-imagem (imagem visual)e sua dissociação, assim incidindo numa expansão/indiscernibilidade de fronteiras dos domínios documental e experimental do cinema. |
|
Bibliografia | ALBÈRA, François (org.). Los formalistas rusos y el cine. La poética del fime. Barcelona: Paidós, 1998.
|