ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | Cinema Brasileiro e Distribuição: uma análise dos casos de Cidade de Deus e Janela da Alma |
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Autor | João Paulo Rodrigues Matta |
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Resumo Expandido | Apesar de se verificar que houve evolução de desempenho da indústria cinematográfica brasileira ao longo da retomada da produção, a partir da metade dos anos 1990, permanece a hegemonia do cinema norte-americano, e o histórico problema da ineficiência na distribuição do cinema nacional. Ocorre que a evolução do fluxo de produção não tem se dado em conformidade com a melhoria dos canais de distribuição. Essa deficiência permanece e continua a restringir o desempenho de mercado do cinema brasileiro. Sua presença fica nítida, ao se observar que o número de lançamentos subiu de 30 para 51, de 2003 a 2004, mas a participação de mercado caiu de 21,4% para 14%. Em 2005, caiu para 12%, mas reduziram-se os lançamentos para 39. Em 2006, houve recorde, com 73 lançamentos, porém 59 deles tiveram menos de 50 mil espectadores.
Acredita-se que a problemática da distribuição do cinema brasileiro pode ser melhor compreendida e qualificada através de estudos de casos da trajetória de comercialização de filmes. O objetivo deste trabalho é discutir a trajetória de comercialização dos filmes Cidade de Deus e Janela da Alma no mercado interno de salas de exibição, colhendo subsídios que ajudem a compreender como se dá a distribuição do cinema brasileiro, bem como a pensar alternativas que incrementem sua eficiência e eficácia. Ambos lançados em 2002, esses longas-metragens se tornaram fenômenos de bilheteria e marcos qualitativos da retomada, tendo seu valor reconhecido por premiações nacionais e internacionais. A metodologia de investigação dos estudos de caso envolveu pesquisa bibliográfica, e consultas e entrevistas semi-estruturadas com gestores das produtoras e distribuidoras dos dois filmes, bem como com seus diretores e profissionais envolvidos na produção e na distribuição. Além disso, abarcou a análise de documentos e estatísticas de desempenho. A principal base de informações para a realização dos estudos de caso foi a realização de entrevistas semi-estruturadas com agentes da produção e da distribuição entre 2003 e 2004, realizadas por telefone com gravação ou por e-mail. Na investigação de Janela da alma, foram entrevistados João Jardim, autor do argumento, diretor e produtor, e Bianca de Felippes, sócia da Copacabana Filmes, a empresa distribuidora. No estudo de Cidade de Deus, foram entrevistados Fernando Meirelles, diretor e sócio da O2 Filmes, empresa produtora, Isabel Berlinck, produtora da O2 Filmes, Lamartine Ferreira, assistente de direção, e Anna Luiza Müller e Bruno Wainer, executivos da empresa distribuidora Lumière. A análise dos casos de Cidade de Deus e Janela da Alma permite verificar o quão importante é para o desempenho de mercado dos filmes nacionais o estreitamento de parcerias entre produtoras e distribuidoras. As produtoras que firmam tais parcerias têm mais chances de emplacar sucessos de bilheteria. Tais parcerias, inclusive, são um caminho para a redução do risco de produções sem a presença de astros e estrelas ou outros atributos que permitam visualizar mais facilmente seu potencial de mercado. O problema é que, em geral, as produtoras não se articulam eficientemente com as distribuidoras. A maioria das produtoras parece se concentrar na realização dos filmes e relegar papel secundário para as estratégias de comercialização. Falta a essas produtoras capacidade de articulação comercial e mercadológica capaz de subsidiar uma boa negociação. A sistemática das leis de incentivo parece encorajar essa perspectiva, ao proteger as produtoras do risco do prejuízo. Exemplos bem sucedidos como Cidade de Deus e Janela da Alma são minoria. Enfim, chama-se a atenção para as limitações desta pesquisa. Ao definir como foco o mercado de salas de cinema, não se investigou a trajetória dos filmes em mercados secundários, como a TV aberta, por assinatura, ou a locação e compra de DVDs. Outra limitação foi a escolha de dois casos de sucesso, o que pode enviesar a compreensão do fenômeno investigado. |
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Bibliografia | ALMEIDA, Paulo Sérgio; BUTCHER, Pedro. Cinema: desenvolvimento e mercado. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2003.
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