ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | Imagens do inumano segundo Matthey Barney |
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Autor | Jorge Vasconcellos |
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Resumo Expandido | O projeto estético do artista visual e performancer americano Mattthew Barney parce ser o de esgarçar o que ainda restaria de humano em nós, estilhaçando a forma-homem em suas imagens. Em todos seus trabalhos, sejam as esculturas, as fotografias, as performances e, especialmente, seus vídeos, ele parece nos querer indicar um novo campo de possibilidades ética-estéticas, no qual revelaria as potências do corpo e os limites do humano. Ou dito de outro modo, em forma de questão: Podemos, ainda, nos ‘ver’ como humanos? O que deriva a uma segunda questão: Será que já não somos frutos de uma outra coisa que não-humanos, inumamos? As imagens compostas por Barney, nos mais diferentes suportes, nos levaram as questões acima. Nosso intuito é pensar as potências subjacentes ao sentido do que seja este inumano presente nos trabalhos de Barney, particularmente em seu vídeo ‘De Lama Lâmina’, filmado em Savador, Bahia em 2004. O vídeo será o suporte, da rica produção de imagens de Matthew Barney por nós escolhido, por entendermos que as imagens-movimento, constituídas pelo artista, esgarça a idéia de cinema, a articulando à performance, ao vídeo-arte e a cultura Pop, produzindo uma espécie de ‘pintura-em-movimento’, na qual as seqüências são deveras importante, diríamos imprescindíveis, para a percepção de seu sentido. Mathew Barney produziu um tipo de imagem-corpo em seus vídeos, que excede e extrapolo ao barroco, reinventando-o. Esta é nossa hipótese de trabalho. Trabalharemos com as referências do pensamento da arte de Antonin Artaud, da filosofia do cinema de Gilles Deleuze e das teorias do vídeo de Philippe Dubois, além dos problemas referentes às relações entre cinema e pintura, i. é., das relações entre as imagens-movimento do audiovisual e a planura da tela da pintura. |
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Bibliografia | ANTONIN ARTAUD. Oeuvres. Paris: Gallimard. AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo: CosacNaify, 2004.
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