ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | Inter-telas: análise das potencialidades de criação entre a TV digital e a web |
|
Autor | Maria Regina Paula Mota |
|
Resumo Expandido | A pesquisa de desenvolvimento de novos formatos para mídias digitais visa o domínio do caráter interativo e da mudança de papel dos usuários em face desses diversos suportes e das possibilidades de sua apropriação para os mais diversos fins. Nesse artigo, analisamos o experimento de criação de novos formatos que propõem o redirecionamento das instâncias de produção, veiculação e recepção em tempos e espaços diferidos. O pressuposto é a alternância do paradigma da televisão analógica, cuja direção da informação de fonte única, tempo de veiculação da grade de programação e recepção sem retorno é questionada pela possibilidade de reversibilidade do modelo prefigurada na convergência tecnológica. Esse desafio tem sido assumido pelo Labmídia (Laboratório de Mídia Eletrônica - UFMG), envolvendo alunos em experimentos que utilizam a conexão entre as diversas mídias digitais, permitindo ensaiar possíveis desenvolvimentos da linguagem para a TV digital, a despeito da existência concreta dos equipamentos e da adesão das emissoras de televisão. Focando os aspectos da interatividade e da descentralização da produção, os projetos em desenvolvimento propõem uma horizontalidade dos fluxos de comunicação como operações centrais dos novos dispositivos. O primeiro produto desenvolvido tomou como objeto a efeméride dos 80 anos do Manifesto Antropófago, do escritor e pensador Oswald de Andrade, lançado na Revista de Antropofagia nº 1, em maio de 1928 (ANDRADE, 1995). A proposta identificou as constantes antropofágicas na expressão artística brasileira das últimas oito décadas, prestando uma homenagem aos seus criadores. As vinhetas podem ser baixadas e recriadas criticamente, para novamente circularem pela Internet ou na televisão. Os procedimentos de livre download e upload são operacionalizados por meio da plataforma de interatividade do projeto (site http://www.fafich.ufmg.br/manifestoa), que possibilita o contínuo processo de transformação do “tabu em totem”, como queria Oswald de Andrade. O experimento propõe um novo esquema de produção/veiculação, revendo as noções de formato de programa, equipe de produção, de autoria, comercialização e de público. Além do site, as vinhetas foram postadas no youtube , onde circulam livremente, como pode ser atestado pelo registro dos seus inúmeros acessos. O circuito interoperacional é desencadeado pela veiculação broadcast , que remete ao site, que por sua vez permite a apropriação do conteúdo e serve de canal de retorno, bem como de espaço de compartilhamento de informações com a comunidade ning, criada a partir do projeto. O ensaio de produção de vinhetas a partir do Manifesto Antropófago serviu de base para a produção de um programa-piloto para uma série de televisão, supondo níveis aprofundados de interatividade, que serão permitidos pelo uso de terminal de acesso equipado com o midlleware Ginga, previsto para 2009. A série Tupi or not Tupi – antropofagia na cultura brasileira será estruturada em oito episódios que supõem a ação e a participação do espectador na reconstrução das constantes antropofágicas das expressões culturais e artísticas da música, da literatura, das artes plásticas, do cinema, do teatro e da dança no Brasil. Mesmo que o usuário não possa ainda enviar sua colaboração por meio de um canal de retorno físico, é ele a figura central desses programas, visto que a dinâmica de ações depende dele e, sem suas escolhas, a proposta seria apenas uma potencialidade. A noção de tempo e de duração televisual é questionada pela presença do telespectador, e seu trânsito entre as telas do computador e da televisão. |
|
Bibliografia | SILVEIRA, Sérgio Amadeu et alli. Comunicação Digital e a construção dos commons. Redes virais, espectro aberto e as novas possibilidades de regulação. São Paulo: Perseu Abramo, 2006.
|