ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | Imagem congelada e imagem em movimento |
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Autor | Consuelo Lins |
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Resumo Expandido | Reflexão em torno da presença da imagem congelada na produção audiovisual contemporânea, procedimento que pode ser encontrado na história do cinema desde os anos 20 (O homem da câmera, de Dziga Vertov). Segundo Jean-Christophe Royoux, o mecanismo de funcionamento do freeze-frame se assemelha ao de uma imagem que permanece depois que o filme é visto, tal como “uma experiência condensada do mundo” e do tempo, produzida por meio do cinema. Neste sentido, o freeze-frame é o ponto de inflexão, de condensação de tempos diversos retirados do “arquivo do presente” que é o cinema. Por este motivo, o autor afirma que “o destino do cinema é inevitavelmente tornar-se freeze-frame”, seja o freeze-frame o que emerge antes do filme, seja o que permanece depois do filme. A partir desta discussão, pretendemos identificar algumas formas de uso do freeze-frame em obras recentes, entendendo que os cruzamentos entre o freeze-frame e o arquivo podem ser vistos como um ponto de encontro privilegiado entre arte e cinema. Trata-se de um procedimento que tem implicações fundamentais na relação do espectador com o filme. |
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Bibliografia | COMOLLI, Jean-Louis. Voir et pouvoir. Paris: Éditions Verdier, 2004. CRARY, Jonathan. Suspensions of Perception – Attention, Spectacle and Modern Culture. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2000.
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