ISBN: 978-85-63552-05-1
Título | O Eu do Cinema e da TV: enunciação documentária numa perspectiva trans-mediatica |
|
Autor | Andrea Molfetta |
|
Resumo Expandido | Este texto é resultado parcial do projeto "O Documentário Performativo no cinema, na televisão e na internet de Buenos Aires e São Paulo (2000-2005)". O projeto estuda o documentário performativo - o audiovisual como técnica de si - produzido nas cidades de Buenos Aires e São Paulo entre 2000 e 2005, mantendo o recorte sobre o estudo da região (iniciado no doutorado, em 1998, e aprofundado no pós-doutorado, ate 2007) e incrementando, desta vez, a comparação desta narrativa nos diferentes meios audiovisuais assim como, em segundo lugar, detalhar o estudo do impacto destas narrativas, com metodologia específica, nos campos intelectuais de São Paulo e Buenos Aires. Em meio ao chamado boom documentário, a narrativa em primeira pessoa tem ocupado uma faixa significativa da produção mediática, do cinema à televisão, passando pelo blogg e o YouTube. No projeto precedente, O Documentário Performativo do Conesul, sentaram-se as bases estético-filosóficas desta estilística cinematográfica, mostrando que o documentário performativo guarda relação com a hermenêutica, em especial, com a concepção do cinema como estética da existência (Foucault). Além do mais, este posicionamento estético do sujeito consolida a vocação política do ato de narrar: é a micro-política definindo o cinema em tempos de apertura democrática da região. Assim, na Argentina é marcante a abordagem do passado político recente, vinculado ao trauma ditatorial, assim como, no Brasil, a narrativa performativa debruça-se sobre a esfera do auto-biográfico. O documentário performativo do Conesul representa um dos principais sintomas do fenômeno de recentramento do sujeito no relato, e abordei isto através da analise filmica e das entrevistas com os autores. Contudo, diferencias significativas quanto a ética deste modo documentário surgiram ao analizar em detalhe exemplos significativos desta enunciação em primeira pessoa no cinema e na TV de Buenos Aires. |
|
Bibliografia | CASETTI, Francesco, “Les yeux dans les yeux”, in Communications N`38, Enonciation et Cinéma, Seuil:Paris; 1983.DA RIN, Silvio, Espelho Partido: Tradicão e transformação do documentário, RJ: Azougue Editorial, 2004.
|