/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
O gótico feminino no cinema brasileiro dos anos 1950
Autor
Laura Loguercio Cánepa
Resumo Expandido
Pretende-se discutir uma parte da filmografia produzida ao longo dos anos 1950 pelos estúdios paulistas a partir de considerações contemporâneas sobre o gênero conhecido como "gótico feminino", praticado em Hollywood nos anos 1940.



Tendo como objeto cinco filmes paulistas protagonizados por personagens femininas que vivem histórias de paranóia e violência dentro do lar (Caiçara, 1951; Meu destino é pecar, 1952; Veneno, 1952; Chamas no Cafezal, 1954; Estranho encontro, 1958), deseja-se propor algumas observações sobre a forma como o gênero hollywoodiano foi apropriado pelo cinema brasileiro, unindo-se também a várias influências locais.



O chamado gótico feminino, muito popular no mundio inteiro (mas sobretudo em Hollywood) durante os anos 1940 em grandes e médias produções (como Rebecca, 1941; À Meia Luz, 1944; O segredo da porta fechada, 1947, entre dezenas de outras), tem sido alvo, desde os anos 1980, de intensas revisões pela crítica feminista, sobretudo pela forma ambígua com a qual lida com a posição feminina o cinema da época, mas também pela forma como como ele se relaciona com outros dois gêneros: o filme noir e o filme de horror.



O objetivo deste trabalho é trazer essas discussões para o cinema brasileiro, tentando resgatar a memória dos processos que levaram à concepção dos filmes nacionais, e comparar as semelhanças e diferenças desses filmes em relação a suas (supostas) matrizes originais.
Bibliografia

BOTTING, Fred. The Gothic. Cambridge: D.S. Brewer, 2001.

CANEPA, Laura Loguercio. Medo de quê? - Uma História do Horror nos Filmes Brasileiros. Campinas: Instituto de Artes da Universidade de Estadual de Campinas, 2008. Tese de Doutorado em Multimeios, 499 pp.

DOANE, M.A. The Desire to desire: the woman’s films of the 1940’s (Theories of representation and difference). Bloomington: Indiana U.P., 1987

ENNE, Ana Lúcia. “Romances de segunda esposa: o Brasil entre a tradição e a modernidade”. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho “Cultura das Mídias”, do XVII Encontro da Compós, na UNIP, São Paulo, SP, em junho de 2008.

HANSON, Helen. Hollywood Heroines – Women in film noir and female Gothic. London/Boston: I.B. Tauris, 2007.

JANKOVICH, M. “Crack-up: psycologichal realism, generic transformation and the demise of paranoid woman films”. The Irish Journal of Gothic and Horror Studies, nov/2007. Disponível em: http://irishgothichorrorjournal.homestead.com/Crack-upJancovich.html