ISBN: 978-85-63552-06-8
Título | Jogos de prazer e poder em Estômago |
|
Autor | Genilda Azeredo |
|
Resumo Expandido | Estômago (2007), filme premiado de Marcos Jorge, teve como inspiração o conto “Presos pelo estômago”, constante do livro Pólvora, gorgonzola e alecrim (2005), de Lusa Silvestre. Em ambos conto e filme é crucial a função da comida como elemento de sedução e poder, sobretudo em um contexto de prisão, em que tudo tende a ser negativo, igual, opressor, sufocante. Através do acréscimo de outras narrativas, a exemplo da narrativa que focaliza a relação entre Nonato e Íria, o filme alarga as relações de poder entre sedução, prazer e culinária (presentes no conto), para abarcar também as relações entre culinária, erotismo e sexo. Tal adensamento é responsável por uma transformação de tonalidade e conteúdo ideológico, transformando certa leveza e comicidade do conto em uma visão tenebrosa, definitiva e trágica no filme, principalmente quando consideramos a caracterização do personagem principal (Nonato). Considerando-se a teoria da adaptação fílmica, os dois textos oferecem a possibilidade de aprofundamento dos efeitos de correspondência e deslocamento na relação conto-filme, não apenas em termos do material narrativo pertencente a ambos, mas sobretudo quanto às estratégias semióticas que os caracterizam e distinguem.
Palavras-chave: culinária; poder; sedução; adaptação fílmica; cinema brasileiro |
|
Bibliografia | ANDREW, Dudley. “Adaptation”. In: Mast, Gerald et al (eds). Film Theory and Criticism. Oxford: Oxford University Press, 1992.
|