/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
Jogos de prazer e poder em Estômago
Autor
Genilda Azeredo
Resumo Expandido
Estômago (2007), filme premiado de Marcos Jorge, teve como inspiração o conto “Presos pelo estômago”, constante do livro Pólvora, gorgonzola e alecrim (2005), de Lusa Silvestre. Em ambos conto e filme é crucial a função da comida como elemento de sedução e poder, sobretudo em um contexto de prisão, em que tudo tende a ser negativo, igual, opressor, sufocante. Através do acréscimo de outras narrativas, a exemplo da narrativa que focaliza a relação entre Nonato e Íria, o filme alarga as relações de poder entre sedução, prazer e culinária (presentes no conto), para abarcar também as relações entre culinária, erotismo e sexo. Tal adensamento é responsável por uma transformação de tonalidade e conteúdo ideológico, transformando certa leveza e comicidade do conto em uma visão tenebrosa, definitiva e trágica no filme, principalmente quando consideramos a caracterização do personagem principal (Nonato). Considerando-se a teoria da adaptação fílmica, os dois textos oferecem a possibilidade de aprofundamento dos efeitos de correspondência e deslocamento na relação conto-filme, não apenas em termos do material narrativo pertencente a ambos, mas sobretudo quanto às estratégias semióticas que os caracterizam e distinguem.

Palavras-chave: culinária; poder; sedução; adaptação fílmica; cinema brasileiro

Bibliografia

ANDREW, Dudley. “Adaptation”. In: Mast, Gerald et al (eds). Film Theory and Criticism. Oxford: Oxford University Press, 1992.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico.[Tradução de Fernando Tomaz]. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. [org. e tradução de Roberto Machado]. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2006.

___________. Em defesa da sociedade.[Tradução de Maria Ermantina Galvão]. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

SILVESTRE, Lusa. Pólvora, gorgonzola e alecrim. Contos gastronômicos de Lusa Silvestre. São Paulo: Editora Jaboticaba, 2005.

STAM, Robert and RAENGO, Alessandra. (eds.). Literature and Film: a guide to the theory and practice of film adaptation. Maiden, Oxford and Victoria: Blackwell Publishing, 2008.