/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
Mise-en-bande: dinâmica dos componentes sonoros em "Last Days"
Autor
Juliana Panini Silveira
Resumo Expandido
Título: Apontamentos de uma "mise-en-bande": a dinâmica interna dos componentes sonoros em “Last Days” de Gus Van Sant.



A noção de "mise-en-scène", termo que designa as relações e dinâmicas de encenação, dramatização, existentes entre os componentes imagéticos de um quadro, é usada com freqüência em análises da imagem cinematográfica.

Partindo da idéia de que não são os elementos sonoros separadamente que compõem a trilha sonora de um filme, mas sim o conjunto de relações existentes entre eles, entende-se, desta forma, a necessidade de um termo para designar e melhor definir as inter-relações que ocorrem entre os sons.

Rick Altman, no ensaio “Inventing the Cinema Soundtrack: Hollywood’s Multiplane Sound System”, propõe o termo "mise-en-bande", noção que designa as interações existentes entre os diversos sons de uma banda sonora cinematográfica. Juntamente com o termo, Altman aponta as deficiências de antigos sistemas de análise da porção sonora fílmica e propõe uma nova representação gráfica destinada à análise da mise-en-bande da obra cinematográfica.

Este trabalho tem como objetivo, a partir do modelo proposto por Altman, analisar trechos do filme “Last Days” (2005), do diretor Gus Van Sant, obra em que ruídos, diálogos e música se inter-relacionam de modo a constituir uma dinâmica interna essencial à produção de significados junto às imagens, fato que valoriza a noção de "mise-en-bande" e sua importância como elemento de análise.

Bibliografia

ALTMAN, Rick (org.). Sound theory – Sound practice. New York: Routledge, 1992.



BURCH, Nöel. Práxis do cinema. São Paulo: Perspectiva, 1992.



CHION, Michel. Audio-vision: sound on screen. New York: Columbia University Press, 1994.



MANZANNO. Luiz Adelmo. Som-imagem no cinema. São Paulo: Perspectiva, 2003.



Music and cinema. James Buhler (Ed.); Caryl Flinn (Ed.); David Neumeyer (Ed.). Hanover: Wesleyan University Press, 2000.



SONNENSCHEIN, David. Sound design: the expressive power of music, voice, and sound effects incinema. California: Michael Wiese, 2001.