/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
Ciao merlettà : a volta italianada da muié rendera.
Autor
Antonio Carlos Tunico Amancio da Silva
Resumo Expandido
Partindo da confrontação entre o filme O Cangaceiro ( BRA, Lima Barreto, 1953) e sua re-leitura homônima feita na Itália em 1970 por Giovanni Fago, esta comunicação pretende demonstrar a amplitude do campo da estética da diluição. Tal perspectiva, amparada principalmente nas análises críticas e nas metodologias apontadas por Constantine Vereves em Film Remakes, quer ampliar o horizonte de discussão sobre os procedimentos de repetição no cinema e demonstrar a potência da imaginação na representação do Outro nacional. Conceitos como adaptação, versão, remakes (limitados, transformados ou disfarçados), reciclagem, precedência, são parte da taxinomia que vai ter sua aplicabilidade discutida. Por outro lado, sem perder de vista o caráter singular da obra em observação, dada a sua sintonia com a matriz, o trabalho pretende abordar as questões interculturais envolvidas no processo de refilmagem da obra de Lima Barreto. Vamos considerar a dupla apropriação do gênero (western, filme de cangaço, western spaguetti), e nas atualizações temáticas vamos nos ater às transgressões aos modelos canônicos, tais como a desromantização heterossexual e a ressemantização de uma iconografia do sertão, a partir de uma reorientação geográfica e de uma singular absorção de conteúdos historicamente definidos.

Assim, postos em relação, o filme original e sua re-leitura serão analisados em sua assincronicidade. Para tanto será buscada a constituição do ponto-de-vista italiano sobre o objeto, e percebidas as incorporações culturais advindas de tal processo.



Bibliografia

CAETANO, Maria do Rosario (org) Cangaço, o nordestern no cinema brasileiro. Brasília: Avathar Soluções Gráficas, 2005

JESS- COOK, Carolyn. Film Sequels. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2009

VEREVIS, Constantine. Film remakes. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006

TOLENTINO, Célia Aparecida Ferreira. O rural no cinema brasileiro. São Paulo: Unesp, 2001

XAVIER, Ismail. Sertão mar : Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Brasiliense, 1983

Mini currículo

CARREIRO, Rodrigo . do desprezo à glória: o spaghetti western na cultura midiática. Baleia na rede. Vol. 1, nº 6, Ano VI, Dez/2009 – P. 157-171