/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
Análise técnica de telefones celulares para produção audivisual
Autor
Luciana Tarlá Lorenzi Renó
Resumo Expandido
A utilização de celulares para produção de obras audiovisuais, estabelece a necessidade da definição de alguns conceitos. Na área de captação é importante definir os conceitos de pixel, frames, dentre outros. Segundo Gonzalez & Woods (2000), uma imagem digital é representada por uma matriz de linhas e colunas onde os índices destas linhas e colunas definem um ponto da imagem, definindo o nível de cinza naquele ponto. Estes elementos são os pixels, também chamado de elementos de figura (picture elements). Frame é quadro. Um segundo de imagem é composto de por quadros que, exibidos em seqüência provocam a sensação de movimento. Na televisão, um segundo possui 30 frames enquanto o cinema forma um segundo de imagem com 24 frames (RENÓ, 2010). Por exemplo, o Nokia N95 possui câmera com lente Carl Zeiss optics: Tessar® Lens e produz vídeos em sistema VGA a 30 frames por segundo (fps) com formato de áudio AAC (AMR para MMS) e de vídeo .mp4 (padrão) ou opcional .3gp (para MMS). O Nokia N97 oferece a mesma qualidade de câmera, mas capta vídeos em formato 16:9 de alta qualidade.

Alguns software edição são disponibilizados para download, específicos para cada celular. No caso do iPhone, há o Reel Director, Nexvio Inc. que é um editor de vídeo possui recursos básicos de edição, como gerador de caracteres, transições, inserções de áudio, cortes, inserções de trilhas imagens e créditos, muito semelhante ao iMovie (software oferecidos nos sistemas operacionais MAC-OS).

A transmissão de dados dos celulares requer uma conexão wi-fi com tecnologia 3G ou Quadri-Band. O LG Renoir KC 910 possui GSM Quad Band e 3G (Dual Band) com alta velocidade de conexão a internet com taxa de 7.2 Mpbs. Alguns equipamentos possuem link direto com sites de exibição de vídeo, como o YouTube, considerado um dos mais importantes e populares ambientes de distribuição de vídeo na internet atualmente (RENÓ, 2010). Para escolher um celular é importante definir estes fatores, e com base nestas informações escolher o melhor aparelho.

Este trabalho pretende oferecer informações tecnológicas sobre este novo desafio: produção completa de obras audiovisuais a partir de aparelhos de telefonia móvel. Com estas informações, os conceitos tecnológicos passarão a ser dados acessíveis aos produtores audiovisuais, de tecnologias móveis ou não, e tornarão a modalidade de produção acessíveis ao meio acadêmico que se dedica aos estudos sobre cinema e audiovisual.

Bibliografia

MANOVICH, L. El lenguaje de los nuevos médios de comunicación: la imagen en la era digital. Buenos Aires: Paidós comunicación, 2005.

GONZALEZ, R.; WOODS R. Processamento de Imagens Digitais. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.

RENÓ, D. Uma linguagem para as novas mídias: a montagem audiovisual como base para a constituição do cinema interativo. Tese de Doutorado em Comunicação – FACOM – UMESP, 2010.

iPhone. http://www.apple.com/br/iphone/specs.html em 26/03/2010

N95 e N97. http://www.nokia.com.br/produtos/celulares em 26/03/2010

LG Renoir KC 910. http://www.lge.com/br/celular/aparelhos/LG-KC910.jsp em 26/03/2010