/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
Pensando a recepção do cinema brasileiro
Autor
Fernando Mascarello
Resumo Expandido
Um dos grandes pontos cegos dos estudos sobre cinema brasileiro segue sendo sua recepção pelo público local. Nessa comunicação, procuro cercar teórica e metodologicamente essa área de investigação, definindo seu objeto, propondo-lhe recortes e alinhando grandes questões de pesquisa.



Grosso modo, promovo a aplicação ou particularização, ao caso brasileiro, do modelo teórico-metodológico desenvolvido no trabalho “Teorizando a recepção doméstica dos cinemas nacionais”, apresentado no ST Indústria e Recepção Cinematográfica e Audiovisual”, realizado em Brasília, no ano de 2008.



Minha intenção é contribuir para o desenvolvimento, urgentemente necessário, de um programa de pesquisa acadêmica no país em torno ao fenômeno da recepção local do cinema brasileiro.

Bibliografia

BORDWELL, David. Narration in the fiction film. Madison: University of Wisconsin Press, 1985.



HIGSON, Andrew. The Concept of National Cinema. Screen 30, no. 4 (1989): 36-46.



KLINGER, Barbara. Beyond the Multiplex: Cinema, New Technologies, and the Home. Berkeley and Los Angeles, University of California Press, 2006.



MASCARELLO, Fernando. Teorizando a recepção doméstica dos cinemas nacionais. Trabalho apresentado no XII Encontro da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Brasília, outubro de 2008.