/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
ASSIM ERA A MÚSICA DA ATLÂNTIDA: A TRILHA MUSICAL DO CINEMA POPULAR BR
Autor
Sandra C. N. Ciocci
Coautor
Claudiney Rodrigues Carrasco
Resumo Expandido
Este trabalho é um estudo sobre a trilha musical dos filmes produzidos pela Atlântida Empresa Cinematográfica, desenvolvido durante mestrado em música na UNICAMP. Nele descrevemos a trajetória da companhia e seus fundadores. Coletamos dados sobre quem foram os diretores e compositores que trabalharam nos filmes. Apontamos as influências que levaram ao estabelecimento da forma da comédia musical da Atlântida, assim como a opção por determinado tipo de composição musical inserida nos filmes. Analisamos a maneira como a música foi utilizada desde os primeiros filmes e as mudanças ocorridas durante as duas décadas que a empresa levou para produzir 66 filmes de longa metragem. Dentro das mudanças ocorridas, apontamos as que aconteceram por maturidade profissional e as que foram propiciadas pela aquisição de equipamentos. Enfim, este é o resultado de uma pesquisa sobre o processo de criação e inserção da trilha musical dos filmes da Atlântida, companhia brasileira de cinema que esteve ativa desde 1941 até 1962.
Bibliografia

BARRO, Máximo. José Carlos Burle: Drama na chanchada. São Paulo: Imprensa oficial, 2007.

CARRASCO, Claudiney Rodrigues. Sygkhronos: A formação da poética musical do cinema. São Paulo: Via Lettera: FAPESP, 2003.

GIFFONI, Eduardo. Moacyr Fenelon e a criação da Atlântida. São Paulo: SESC São Paulo, 2001.

GORBMAN, Cláudia. Unheard Melodies. London: BFI Publishing, 1987.

VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil. Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 1991.