/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
'As ligações perigosas': erro e catástrofe na tela do cinema
Autor
Philio Generino Terzakis
Resumo Expandido
O cinema dito hollywoodiano foge, não raramente, das noções aristotélicas de erro e catástrofe. Essa prática, longe de ser anódina, esconde importantes relações de poder que têm uma relação estreita com a vida em sociedade. O estudo da adaptação fílmica de obras literárias pode trazer vários esclarecimentos sobre a alteração dos enredos ao longo do tempo e sua relação com o contexto histórico de construção das obras. O estudo da adaptação fílmica de textos literários pode ser útil para evidenciar essas alterações de enredo ao longo do tempo. Para analisar a presença do erro e da catástrofe em narrativas construídas em momentos históricos diferentes, e em que medida esses enredos se aproximam do enredo ideal aristotélico, vamos nos debruçar sobre o romance As ligações perigosas, de Choderlos de Laclos, e uma de suas adaptações fílmicas, Ligações perigosas (Stephen Frears, 1988). Citaremos também, ainda que superficialmente, as versões: As ligações perigosas 1960 (Roger Vadim, 1959), Valmont (Milos Forman, 1989) e Segundas intenções (Roger Kumble, 1999). Tentaremos ainda estabelecer alguns pontos da relação entre a versão de Frears e o contexto histórico no qual ela foi elaborada. Esperamos, apesar das limitações da nossa análise, dar mais um passo na discussão sobre literatura, cinema e sociedade.
Bibliografia

ARISTÓTELES. Poética. In: ARISTÓTELES, HORÁCIO, LONGINO. A poética clássica. Introdução: Roberto de Oliveira Brandão. Tradução direta do grego e do latim: Jaime Bruna. 12. ed. São Paulo: Cultrix, 2005.

HUMBERT, B. E. De la lettre à l’écran : « Les liaisons dangeureuses ». Atlanta : Editions Rodopi B. V., 2000.

KAMINKER, Jean-Pierre. La critique du libertinage: Choderlos de Laclos. In: ABRAHAM, Pierre; DESNÉ, Roland (orgs.). Histoire littéraire de la France. 2. ed. Paris: Éditions Sociales, 1975. Tome III : De 1715 à 1789.

MASCARELLO, F. Cinema hollywoodiano contemporâneo. In: MASCARELLO, F. (org.). História do cinema mundial. 3. ed. Campinas: Papirus, 2008.

ROUANET, Sérgio Paulo. O desejo libertino entre o iluminismo e o contra-iluminismo. In: NOVAES, Adauto (org.). O desejo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

TOMACHEVSKI, B. Temática. In: Teoria da literatura: os formalistas russos. Porto Alegre: Editora Globo, 1973.