/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
As invenções do nordeste no cinema brasileiro antes do Cinema Novo
Autor
Sheila Schvarzman
Resumo Expandido
Uma forma significativa de expressão estética e ideológica do cinema brasileiro foi levar às telas o Nordeste. No presente trabalho abordaremos aspectos da construção do território imaginário do Nordeste e de que forma foi posto em imagens pelo cinema a partir de 1900 até a emergência do Cinema Novo. A designação de uma região Norte em oposição ao Sul se impõe entre o final do Império e a República Velha. O Nordeste é produto da ‘Revolução de 1930’ e do rearranjo político que se instaura, mudando ou deslocando velhas oligarquias em nome de outras. Instaura políticas de intervenção e com elas, a partir, sobretudo das obras contra a seca, redesenha o Norte, configurando o Nordeste. Foram levantados filmes e períodos menos conhecidos e estudados, de forma a sugerir linhagens de pesquisas, observando de que maneira as fontes fílmicas corroboram ou não, foram instituintes ou não de matrizes da construção imaginária desse território moldado originalmente pela política e pela literatura.
Bibliografia

ALBUQUERQUE JR, Durval M. – A invenção do Nordeste e outras Artes. Recife/São Paulo: Massangana/Cortez, 1999

ARAÚJO, Luciana Corrêa - O cinema em Pernambuco nos anos 1920 IN Catálogo I Jornada Brasileira de Cinema Silencioso. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2007,

BERNARDET, Jean Claude – Filmografia do Cinema Brasileiro 1900-1935.São Paulo: Secretaria da Cultural Comissão de Cinema, 1979.

CUNHA, Euclydes – Os Sertões. Rio de Janeiro: Laemmert & Cia, 1902.

FERRO, Marc –Cinéma et Históire. Nouvelle Édition Refondue. Paris : Gallimard, 1996

HOLANDA, Karla – Documentário Nordestino: História, Mapeamento e análise (1994-2003). Dissertação de Mestrado. UNICAMP: Departamento de Multimeios. 2005.

PAIVA, Samuel – “Tensões Culturais na Política da Boa Vizinhança: Observações Sobre "Eterna Esperança” Apresentação no XII Encontro Internacional da Socine. Brasília. Outubro de 2008. Texto inédito.

XAVIER, Ismail – Sertão Mar. São Paulo : Cosac & Naif. 2008.