/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
O debate sobre a legislação cinematográfica na revista 'Cine al día'
Autor
Fabián Rodrigo Magioli Núñez
Resumo Expandido
A revista venezuelana 'Cine al día' (1967-1983) é uma das mais importantes publicações cinematográficas em seu país. Ideologicamente vinculada ao chamado 'Nuevo Cine Latinoamericano' (NCL), o periódico agrupa importantes nomes do meio cinematográfico venezuelano, oriundos da crítica, docência e pesquisa e sua equipe de redação varia muito pouco ao longo de sua duração. A revista nasce em um período de mobilização da classe cinematográfica venezuelana, um ano depois de dois importantes acontecimentos no setor: a criação da Cinemateca Nacional e a mobilização em torno da redação da Lei de Cinema. Podemos testemunhar em seus artigos e, sobretudo, em vastos editoriais, a posição extremamente crítica da revista em relação às tímidas (e/ou controversas) ações do Estado no âmbito cultural e, em particular, cinematográfico. Em suma, ao longo de sua existência, a revista 'Cine al día' é uma ferrenha crítica da timidez do Estado venezuelano no setor cinematográfico, em textos, em sua maioria, de tom irônico (uma característica do periódico). O tema da Lei de Cinema é um assunto constante na publicação. Sublinhamos que o Congresso venezuelano somente aprova uma lei específica sobre o setor, chamada 'Ley de Cinematografía Nacional', em 1993. A nossa proposta é resenhar esse debate, que é extremamente caro ao periódico, frisando a necessidade de um estudo comparativo das legislações cinematográficas no subcontinente latino-americano.
Bibliografia

'Cine al día': nºs 1 ao 25.



BURTON, Julianne.'Cine y cambio social en América Latina: imágenes de un continente'. Trad. Gustavo García; José Felipe Coria. México: Diana, 1991.



PARANAGUÁ, Paulo Antônio.'Cinema na América Latina: longe de Deus e perto de Hollywood'. Porto Alegre: L&PM, 1985.



______.“América Latina busca su imagen”. In Heredero, Carlos F.; Torreiro, Casimiro (Org).'Historia general del cine'. Madri: Cátedra, 1996. Vol X. pp. 205-383.



______.'Le cinéma en Amérique Latine: le miroir eclaté: historiographie et comparatisme'.Paris: L’Harmattan, 2000.



______.'Tradición y modernidad en el cine de América Latina'. Madri: FCE, 2000.



VV. AA.'Por un cine latinoamericano: Encuentro de cineastas latinoamericanos en solidariedad con el pueblo y los cineastas de Chile: Caracas, septiembre de 1974'. Caracas: Rocinante, 1974.



______.'Por un cine latinoamericano – Volumen II: V Encuentro de cineastas latinoamericanos – Mérida, 1977'. Caracas: Rocinante, 1978.