ISBN: 978-85-63552-06-8
Título | Martín Sastre: Paródia e Autoficção |
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Autor | Marcus Mello |
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Resumo Expandido | Jovem sensação da arte latino-americana no circuito de museus e bienais de arte contemporânea, o videoartista uruguaio Martín Sastre ficou conhecido através de uma série de vídeos em que aparece quase sempre como protagonista e às voltas com ícones da cultura pop (Madonna, Lady Di, Britney Spears, Matthew Barney, Elizabeth Taylor), e frequentemente parodiando a linguagem dos programas populares de televisão.
Auto-referenciais ao extremo, os trabalhos de Martín Sastre apropriam-se sem qualquer censura de imagens alheias, que são ressignificadas de modo irônico e inusitado. No universo delirante criado pelo artista, a América Latina transforma-se numa superpotência mundial, Lady Di não morreu e vive numa favela nos arredores de Montevidéu, Scarlet O´Hara testemunha a queda das Torres Gêmeas e Martín Sastre é o nome do artista latino-americano mais rico e famoso do mundo, que vive na Europa, onde dirige uma fundação destinada a beneficiar seus desafortunados colegas de ofício. Embora esteja plenamente identificado com a forte tradição política da arte latino-americana, Sastre injeta frescor a um discurso engajado e muitas vezes solene, aqui revigorado por sua adesão ao universo pop e por generosas doses de humor e deboche. Atualmente finalizando seu primeiro longa-metragem para cinema, Miss Tacuarembó, Sastre e sua obra, saborosamente “camp”, ilustram com precisão algumas das principais questões relacionadas ao conceito de “cinema expandido”, estudado por autores como Phillipe Dubois e Dominique Païni. |
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Bibliografia | BENTES, Ivana & DUBOIS, Philippe (orgs.). Movimentos improváveis: o efeito cinema na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2003. (Catálogo de exposição).
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