/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
HISTÓRIAS DA AMAZÔNIA: ACERVO ADRIAN COWELL
Autor
Stella Oswaldo Cruz Penido
Resumo Expandido


Projeto Histórias da Amazônia: Acervo Adrian Cowell (2007-2010)

São 50 anos de trabalho que registram a história da Amazônia Brasileira. Adrian Cowell acompanhou e filmou o processo de desenvolvimento da Amazônia, o impacto dos grandes projetos e suas conseqüências no cotidiano das pessoas que vivem na região: populações indígenas, seringueiros, madeireiros, garimpeiros etc.



Este acervo encontrava-se na casa do diretor em Londres, preservado e organizado dentro de uma lógica de montagem. Para preparar o projeto de transporte do acervo, a adequação da infraestrutura da área de guarda e outras estratégias de organização/preservação, captação de recursos e divulgação deste material, a Universidade Católica de Goiás, através de sua unidade IGPA-Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia estabeleceu um convênio de cooperação técnico-cultural com a Casa de Oswaldo Cruz-COC/Fiocruz e com a Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz – SPCOC. O projeto conta com Patrocínio da Petrobras e do BNDES



Trata-se do maior acervo de filmes existente sobre a Amazônia brasileira, resultado de 50 anos de produções dirigidas por Adrian Cowell. Cerca de 4.000 latas de filmes 16 mm, documentos e diários de campo. A vinda deste patrimônio para o Brasil possibilita o acesso a um material histórico de valor inestimável, contendo em sua maior parte, registros inéditos e pioneiros sobre as questões ambientais e o processo de ocupação da região amazônica nos últimos 50 anos.



A disponibilização deste patrimônio documental dará acesso ao principal registro histórico sobre a região amazônica a professores, pesquisadores e produtores, viabilizando a realização de outras ações futuras. O olhar solidário de Adrian Cowell nos desvenda os aspectos humanos e o cotidiano destas vidas afetadas pelo progresso e pelo avanço das frentes de expansão. Seus documentários contribuem para o debate político e cultural que envolve a Amazônia e o acesso a estas imagens que constituem a memória dos povos da floresta promoverá novas e férteis discussões no sentido de compatibilizar o desenvolvimento socioambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.



Esta comunicação pretende expor a trajetória fílmica do diretor no Brasil, o conteúdo do acervo, as ações de preservação e divulgação em curso, e tambem debater a dimensão política do seu engajamento pela causa ambiental deste o início do seu trabalho junto aos irmãos Villas Boas pela defesa e visibilidade do Parque Indígena do Xingu na decada de 1960, sua amizade e apoio a luta liderada por Chico Mendes pelas Reservas Extrativistas no Acre, na decada de 1980, e hoje acompanhando os trabalhos de digitalização e novas versões para os filmes PB da decada de 1960.



Ao longo deste projeto foram realizadas Mostras de Filmes no Brasil (Rio de Janerio, Brasilia, Rio Branco, Xapuri, Manaus, Belo Horizonte, Goiânia), desenvolvidas ações de preservação e digitalização de material bruto inédito, alem de realização de versões brasileiras para os primeiros filmes PB realizados na decada de 1960 e ainda inéditos no Brasil.



Bibliografia

Catálogo da Mostra Amazônia Segundo Adrian Cowell - 50 Anos de Cinema (2008)

Cowell, A. - The Heart of the Forest - Knopf and Victor Gollancz

Cowell, A. -The Tribe that Hides from Man - Stein and Day and Bodley Head. Re-published by Pimlico.

Cowell, A. -The Decade of Destruction - Hodder and Stoughton and Henry Holt