ISBN: 978-85-63552-06-8
Título | Variações do tempo -mutações entre a imagem estática e a imagem movime |
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Autor | Antonio Pacca Fatorelli |
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Resumo Expandido | Título: Variações do tempo – mutações entre a imagem estática e a imagem movimento
Pesquisador: Antonio Fatorelli (ECO-UFRJ) 1. Introdução e justificativa As mutações estéticas processadas no âmbito da cultura contemporânea colocam em perspectiva as definições tradicionalmente associadas aos meios fotográfico, videográfico e cinematográfico, enquanto estabelecem as condições favoráveis à emergência de um pensamento crítico. Neste momento de transição, comparável em extensão e em profundidade àquele que se sucedeu à emergência da fotografia na primeira metade do século XIX, renovam-se os desafios para o criador de imagens e também para o crítico da cultura visual. As mutações em curso e aquelas em via de se realizarem no futuro próximo são as questões cruciais que se destacam no âmbito da cultura imagética atual. 2. Hipótese A condição de hibridismo ou, na acepção de Bellour, de passagem entre as imagens, resultou, nas últimas duas décadas, em um corpo significativo de trabalhos situados na intersecção entre a fotografia, o vídeo e o cinema. Nossa hipótese é a de que as mutações processadas na atual conjuntura podem ser apreendidas através do duplo movimento de alteração do fluxo regular da imagem movimento e, de outro lado, de serialização e de temporalização da imagem estática. Supomos que os trabalhos situados nesse limiar entre o fixo e o móvel, no modo em que estão organizados e pelas experiências estéticas que proporcionam, apresentam-se como expressões culturais singulares e expressam as potências do híbrido contemporâneo. 3. Referenciais teóricos e metodologia O propósito pontual desta apresentação é o de analisar os trabalhos realizados a partir de instantâneos, em especial os vídeos ‘Section of a happy moment’ e ‘Long goodbye’ de David Claerbout e, de modo complementar, o vídeo ‘Venice’, de Thierry Kuntzel, em que o fluxo da imagem movimento é retardo ou mesmo suspenso, e os vídeos da série ‘Five’, de Abbas Kiarostami, em que os longos planos estáticos reatualizam os procedimentos estéticos historicamente associados ao primeiro cinema e à fotografia. No âmbito da crítica, esse deslocamento do lugar ocupado pela imagem fez-se acompanhar pelo progressivo abandono do discurso da especificidade da imagem fotográfica, que mobilizara a crítica até os anos 80, a favor de um discurso que reconhece e legitima a condição atual de transversalidade e de passagens das imagens. As questões teóricas concernentes à problematização da relação entre a imagem estática e a imagem movimento presentes nessa apresentação, encontram-se referenciadas nas proposições desenvolvidas por Raymond Bellour, Anne-Marie Duguet, Philippe Dubois, Roland Barthes, Gilles Deleuze e Mark Hansen. |
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Bibliografia | BARTHES, Roland. Ao sair do cinema in O rumor da língua. Porto: Edições 70, 1987.
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