/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
Filme e Sociedade: relações e problematizações (Borinage x Tropa de Elite)
Autor
Paulo Menezes
Resumo Expandido
As relações entre cinema, filme e sociedade são complexas e um olhar advindo das ciências sociais deve estar atento a uma série de problemas que se referem não só à relação entre imagem e sociedade, nos parâmetros já clássicos da ciências sociais, mas também no sentido de deslindar como os filmes são percebidos pelos espectadores e, nest direção, como são parte significativa da constitução de um imaginário social que recorta, julga e avalia posicionamentos no mundo, constituindo uma escala de valores de orientação de conduta que fundamenta atividades cotidianas e políticas. Nessa direção, vão ser analisados dois tipos muitos diferentes de relação entre imagem, "real" e sociedade, por meio da análise, inicialemnte, de um filme chave na constituição das relações entre cinema e sociologia, Borinage (às vezes chamado de Misère au Borinage) de Joris Ivens, sobre uma greve de mineiros na Bélgica em 1993, que, diferentemente do que se realizava no documentário social inglês pelas mãos e olhos de Grierson, toma partido decidido em direção de um engajamento político que aqueles tardam em assumir. No polo oposto será problematizado o filme brasileiro mais polêmico da década, Tropa de Elite, visando compreender que mundo é aquele reapresentado pelas imagens que causaram nos espectadores as reações mais radicalemente diversas, como o debate público não cansou de explicitar.
Bibliografia

ADORNO, Theodor. (1986) Notas sobre o filme. In: Cohn, Gabriel (org.). Adorno. São Paulo, Ática, p. 100-107.

AZEVEDO, Reinaldo. (2007) Capitão Nascimento bate no Bonde do Foucault. Revista Veja, Edição 2030, 17 de outubro.

BAZIN, André. (1985) L’évolution du language cinématographique. In: ______. Qu’est-ce que le cinéma ? Paris, Éditions du Cerf.



FOUCAULT, Michel. (1971) L’ordre du discours. Paris, Gallimard.

______. (1994) Qu’est-ce qu’ un auteur. In: ______. Dits et écrits I - 1954-1969, Paris, Gallimard.

HENLEY, Paul. (1998) Film-making and Ethnographic Research. In: Prosser, John (ed.). Image-based Research. London, Falmer Press, p. 42-59.

MERLEAU-PONTY, Maurice. (1983) “O Cinema e a Nova Psicologia”. In: XAVIER, Ismail (org.). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro, Graal/Embrafilme, pp. 103-117.

RUBY, Jay. (1988a) The Ethics of imagemaking; or, “They’re going to put me in the movies. They’re going to make a big star out of me…” In: Rosenthal, Alan (ed.): New Challenges.