ISBN: 978-85-63552-06-8
Título | A imagem como suporte para a divulgação e o resgate do som |
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Autor | Fernanda Carolina Armando Duarte |
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Resumo Expandido | Esta problemática surgiu a partir de algumas entrevistas realizadas para minha dissertação de mestrado O Videoclipe Brasileiro pelo Viés do Manguebeat: A Contribuição do Diretor, ainda em andamento, em que diversos entrevistados afirmaram: “Se você não viu um show da banda Chico Science e Nação Zumbi, você já perdeu 50%”, essa afirmação refere-se ao público que, infelizmente, não pôde e nem poderá vivenciar essa experiência, devido à morte de Chico Science em um acidente automobilístico em fevereiro de 1997, e ainda pelo grande poder performático e estético que esta banda possuiu.
Este grupo foi um dos percussores de um movimento cultural denominado ‘Manguebeat’, originado entre as cidades do Recife e de Olinda na década de 1990. As suas bases revolucionariam a música jovem brasileira, através de propostas que englobariam o diálogo com as tradições e o folclore dessas duas cidades, modernizando-os através da adição do rock e algumas doses de funk, hip hop e sons eletrônicos, porém sem descaracterizá-los e, sim, incutindo a estes novas roupagens, o que geraria uma evolução. A diversidade cultural é o conceito-chave instituído pelo Manguebeat e seus idealizadores que, até em sua nomenclatura, procuraram explicitar isso (Mangue = ecossistema rico e diversificado, alusão aos manguezais existentes em boa parte do território de Recife; + Beat que é batida em inglês); alternativamente, o movimento também é chamado de Manguebit (bit = a menor parte de uma informação digital). Curioso observar ainda, que por possuir uma sonoridade tão diferente e original para a época (com a mistura de ritmos regionais representados especialmente pelo maracatu e ritmos mundializados) a gravação e divulgação das formas exclusivamente sonoras (o rádio e o CD), por diversos motivos, não conseguiram reproduzir toda a “energia” e sonoridade originais da banda, o que só era possível vivenciar por meio de seus shows ao vivo. Assim, acredito que a forma mais próxima de tentar absorver parte desta experiência atualmente, seja através dos diversos registros imagéticos que foram realizados na época. Entretanto, qual seria a forma de registro que consegue apreender e reproduzir de modo mais aproximado o que seria a concepção estética e performática que serviu como apoio para o projeto sonoro da banda naquela época? Sobretudo, ainda, qual dessas formas impetra uma reprodução mais apropriada ao o que foi a sonoridade deste grupo? Para isso, analisaremos alguns desses registros musicais através da imagem que fizeram parte do repertório da banda tais como videoclipes, fragmentos de shows e apresentações musicais em programas televisivos, alguns registros sonoros, além do relato de diversos amigos e pessoas próximas à banda que compareceram aos seus shows ao vivo. |
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Bibliografia | CHION, Michel. Audio-vision - Sound on Screen. New York: Columbia Press, 1994.
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