ISBN: 978-85-63552-06-8
Título | Eça no cinema: à margem do cânone |
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Autor | Aparecida de Fátima Bueno |
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Resumo Expandido | O interesse em transpor a obra de Eça de Queirós para o cinema é antigo: em 1923, no tempo do cinema mudo, o diretor francês George Pallu, então trabalhando em Portugal a serviço da Invicta Films, primeira companhia cinematográfica do país, levava às telas uma versão de O primo Basílio. Em 1959, é a vez de Antonio Lopes Ribeiro filmar o mesmo romance. Mais recentemente, em 2007, Daniel Filho transporá para o grande ecrã a sua versão do Primo Basílio. Já O crime do padre Amaro passará por duas adaptações: a do diretor mexicano, Carlos Carrera, de 2002 e a do português Carlos Coelho da Silva, de 2005. Como vemos, o interesse em transpor a obra de Eça para o cinema parece se centrar em seus romances mais famosos. Por isso, pareceu-nos motivador analisar as adaptações cinematográficas da obra do escritor que elegem narrativas consideradas pela crítica como menos canônicas, como as de Helvécio Ratton (Amor&Cia), de Jorge Paixão da Costa (O mistério da estrada de Sintra) e de Manoel de Oliveira (Singularidades duma rapariga loira). É também nosso objetivo refletir sobre as diferenças de perspectivas das releituras que, no Brasil e em Portugal,têm sido feitas a partir dessas transposições fílmicas da obra de Eça de Queirós. |
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Bibliografia | BELLO, Maria do Rosário Leitão Lupi. Narrativa literária e narrativa fílmica: o caso de ‘Amor de Perdição’. Lisboa: Calouste Gulbenkian Foundation - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCG - FCT), 2005.
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