/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
Eça no cinema: à margem do cânone
Autor
Aparecida de Fátima Bueno
Resumo Expandido
O interesse em transpor a obra de Eça de Queirós para o cinema é antigo: em 1923, no tempo do cinema mudo, o diretor francês George Pallu, então trabalhando em Portugal a serviço da Invicta Films, primeira companhia cinematográfica do país, levava às telas uma versão de O primo Basílio. Em 1959, é a vez de Antonio Lopes Ribeiro filmar o mesmo romance. Mais recentemente, em 2007, Daniel Filho transporá para o grande ecrã a sua versão do Primo Basílio. Já O crime do padre Amaro passará por duas adaptações: a do diretor mexicano, Carlos Carrera, de 2002 e a do português Carlos Coelho da Silva, de 2005. Como vemos, o interesse em transpor a obra de Eça para o cinema parece se centrar em seus romances mais famosos. Por isso, pareceu-nos motivador analisar as adaptações cinematográficas da obra do escritor que elegem narrativas consideradas pela crítica como menos canônicas, como as de Helvécio Ratton (Amor&Cia), de Jorge Paixão da Costa (O mistério da estrada de Sintra) e de Manoel de Oliveira (Singularidades duma rapariga loira). É também nosso objetivo refletir sobre as diferenças de perspectivas das releituras que, no Brasil e em Portugal,têm sido feitas a partir dessas transposições fílmicas da obra de Eça de Queirós.
Bibliografia

BELLO, Maria do Rosário Leitão Lupi. Narrativa literária e narrativa fílmica: o caso de ‘Amor de Perdição’. Lisboa: Calouste Gulbenkian Foundation - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCG - FCT), 2005.

PALMA, Glória Maria (org.). Literatura e cinema. Bauru: Edusc, 2004.

PELLEGRINI, Tania et al. Literatura, cinema e televisão. São Paulo: Senac, 2003.

PEÑA-ARDID, Carmem. Literatura y cine. Una aproximación comparativa. Madrid: Ediciones Rialp, 1992.

QUEIRÓS. Eça. Obra Completa. (org. Beatriz Berrini). Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1997.

SOUSA, Sérgio Paulo Guimarães. Relações Intersemióticas entre o Cinema e a Literatura – A Adaptação Cinematográfica e a Recepção Literária do Cinema, Coleção Hespéride, Literatura 13, Portugal, 2001.

STAM, Robert. Crítica à imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac-Naif, 2006

STAM, Robert. A literatura através do cinema. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.