ISBN: 978-85-63552-06-8
Título | Transcinemas e Transmídias: 3 análises de dipositivos |
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Autor | bernardo queiroz siqueira santos |
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Coautor | NINA VELASCO E CRUZ |
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Resumo Expandido | É seguro afirmar que o desenvolvimento da tecnologia audiovisual tem modificado a forma dos filmes, especialmente nos últimos 10 anos, num processo que tem sido marcado pela popularização da imagem digital facilmente captável e alterável (JENKINS, 2004) e do desenvolvimento dos computadores pessoais poderosos, capazes de armazenar quantidades gigantes de memória e processa-las extremamente rápido. (HUYSSEN, 2004)
Embora hoje, tenhamos uma maneira hegemônica de cinema, é importante lembrar que essa “Forma Cinema” não surgiu, já formada, junto com o início do cinema ou com as primeiras utilizações de imagens em movimento. Portanto, não foi apenas a imagem em si que foi se modificando e adquirindo novas potencialidades com o avançar do tempo e da técnica. Todo o Dispositivo do Cinema, da projeção ao ambiente, foi se modificando com o tempo. (PARENTE, 2009). Portanto, a Forma e a Experiência do Cinema são seriamente dependentes dos dispositivos através dos quais a imagem e a narrativa são trabalhados, e neste artigo, pretendemos analisar os efeitos e possibilidades de 3 dispositivos. O filme de terror interativo 13th street, a interface para jogos Project Natal, e o filme montado-on-the-run numa interfaçe de toque Ressaca. 1) A grande novidade da Microsoft neste campo no ano de 2009 foi o artefato chamado Project Natal: Um jogo de sensores colocados numa sala que capta todos os movimentos da pessoa, criando consequências dentro da imagem 3d mostrada a frente. Sem fios, caixas, pontos de captação de movimento ou nenhum tipo de desconforto ou peso para quem usa o sistema. A imagem projetada é capaz de reconhecer gestos e expressões do usuário, através de câmeras integradas. Podem imaginar as possibilidades de projeção interativas quando o usuário pode literalmente falar com os personagens da trama e interagir com eles? 2) A projeção Ressaca, que é um filme que é remontado continuamente através de uma interface de toque existente dentro da própria sala de projeção. Ele é um filme cujo contexto é remontado a cada sessão, e ele também pode ser usado como instalção em exposições, onde cada visitante ganha o direito de remontar as próximas cenas, criando sua própria experiência. 3) Enquanto isso, 13th Street é uma projeção interativa controlada por celular, onde durante a projeção um dos personagens liga para pessoas da platéia em busca de orientações. Enquanto em Ressaca, a interação é mediada pela interface, em 13th street o público se comunica oralmente com a personagem, e um algoritmo que trabalha com palavras chave reconhece as intenções da platéia e modifica o desenrolar do filme. |
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Bibliografia | BOLTER, David J e GRUSIN, Richard. Remediation: Understanding New Media. MIT Press, 2000.
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