/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
Contextos urbanos: possibilidades cineplásticas dos deslocamentos no desenho de instalações imersivas
Autor
Maria Ivone dos Santos
Resumo Expandido
O presente assunto pretende apresentar e discutir dois trabalhos, "Panorama Dilúvio", realizado em 2007 em Porto Alegre e Valência, e "A última vista", iniciado em dezembro de 2006 em Porto Alegre. Nestes busca-se problematizar os aspectos constitutivos e cognitivos das instalações videográficas / multimídias interativas que foram e que continuam sendo produzidas no quadro deste projeto. Tanto no que tange a particularidade dos modos de abordagem das duas realidades urbanas quanto o desenho dos dispositivos expositivos previstos para os dois casos - o arroio Dilúvio que atravessa a cidade de Porto Alegre e o Turia de Valência e o "Camelódromo" na área central da cidade deslocado para um centro de compras - detalhando o delicado trabalho de construção das imagens. A primeira instalação, Panorama Dilúvio decorreu da pesquisa sobre uma área natural, o entorno do leito canalizado de um arroio cujo traçado foi retificado e hoje se encontra degradado, e "A última vista" parte de uma zona de concentração de fluxos e de intenso trânsito de pessoas no Camelódromo da área central da cidade. Nestes locais demarcamos um perímetro para uma exploração continuada, ancorados em questões que se mantém como uma espécie de espinha dorsal do projeto: Como nos relacionamos com estes espaços e nele intervimos? O que observamos de notável nestes contextos? Que forma toma a cidade no tempo? O que pode a arte na cidade? Como reapresentar o visível e o invisível pela elaboração da imagem e da matéria sonora?
Bibliografia

-AUMONT, Jacques. O olho interminável (cine e pintura), São Paulo: Cosac&Naify, 2004.

-BELOUR,,Raymond. DAVID, Catherine, VANSCHE Cristine. Passages de l'image, cat. d'exposition, Paris, Centre Georges Pompidou, 1990.

-BRISSAC-PEIXOTO, Nelson. “Passagens da imagem: Pintura, Fotografia, Cinema, Arquitetura”. In: PARENTE André, Imagem Máquina, A era das tecnologias do Virtual, Editora 34, São Paulo, 2004.

-BRAKHAGE, Stan, Métaphores de la vision, Edition du Centre Georges Pompidou, Paris, 1988.

-DAVILLA, Thierry. Marcher, Créer. Déplacements, flaneries, derives dans l’art de la fin du XX siècle. Editions du Regard, Paris, 2002.

-GRAU, Oliver. Arte Virtual- da Ilusão a imersão. São Paulo: Ed. UNESP e SENAC, 2007.

-PARFAIT,Françoise. Video:

-KLONARIS, Maria. THOMADAKI, Katerina (dir.). Tecnologies et imaginaire. Art cinema. Art Vídeo. Art ordinateur, Paris, DisVoir, 1990.

-KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre Site Specificity, Revista October 80 - Spring 1997.