ISBN: 978-85-63552-06-8
Título | A invenção da cena : composições do ator |
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Autor | Sônia Maria Oliveira da Silva |
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Resumo Expandido | Uma teatralidade cinematográfica é aquela que se despe das influências diretas da arte do palco para centrar-se no ator. Este se torna criador da cena, evento inscrito num espaço-tempo que não somente se distingue da dimensão na qual se situa o espectador, mas afasta-se igualmente do fluxo da diegese. O tema será abordado a partir de sequências de O ano passado em Marienbad (Resnais, 1961), Stalker (Tarkovski, 1979) e Les sept jours (Elkabetz, 2007).
A câmera posiciona-se frontalmente. O espaço se modifica. O cenário torna-se neutro. Dá-se um estiramento do tempo. O ator está em cena e esse evento irrompe, isolando-se, de modo singular, do fluxo narrativo do filme. De que é feita a teatralidade desses instantes de Delphine Seyrig (A), Aleksandr Kajdanovski (Stalker) e Ronit Elkabetz (Vivianne)? Como se dá a composição entre o jogo cênico desses atores e os demais elementos que compõem o processo de criação/construção do filme? O foco aqui é o momento de criação do ator representando para a câmera. Toma-se por processo de criação esse instante mesmo em que o ator « faz » a cena. É que, diferentemente dos outros processos do filme, a representação do ator é algo indissociável do olhar do espectador (embora no cinema este chegue à sala um pouco mais tarde). Indissociável, então, do olhar da câmera. |
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Bibliografia | ANO PASSADO EM MARIENBAD (O). Alain Resnais, França, 1961.
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