/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
Os olhares de Milton Santos - o humor em diferentes paisagens
Autor
Nanci Rodrigues Barbosa
Resumo Expandido
Milton Santos, nascido no sertão da Bahia e residente em São Bernardo do Campo, já realizou 12 produções ficcionais de média-metragem, contando com a participação e apoio de amigos, vizinhos e familiares, e o público de suas obras são os integrantes destas comunidades. No entanto, é interessante notar as diferenças de temas, abordagens, gêneros que orientam as produções realizadas no interior rural da Bahia - para onde viaja regularmente para visitar parentes e produzir novos trabalhos - das realizadas no Grande ABC. Embora enfrentando dificuldades no domínio tecnológico e da construção das narrativas, o realizador brinca com os elementos de gêneros estabelecendo dialogo com as diferentes comunidades. Tendo o humor como um dos elementos centrais, seus trabalhos evocam o caráter plural das culturas e das mediações envolvidas neste processo simbólico de construção e negociação de sentidos.



A partir de análise das produções deste realizador, apresento uma discussão que busca estabelecer relações entre os gêneros presentes em seus filmes com a miscigenação das relações que se constituem entre as culturas populares; a cultura de massa, a cultura de elite e a cultura criadora presentes na dinâmica da cultura brasileira.



Vale destacar que estas experiências de realização do Milton Santos, têm despertado o interesse de colaboradores pelo cinema e um grupo significativo deles tem buscado estudar diferentes campos de formação na área, principalmente o de atores. Mas as reflexões que este grupo tem amadurecido, tem provocado novos olhares e percepções sobre a cultura e sobre a obra produzida.



Bibliografia

BOSI, Alfredo. Dialética da Colonização. São Paulo, Cia das Letras, 1992

MACHADO, Arlindo. Sujeito na tela. São Paulo, Paulus, 2007

MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações, Rio de Janeiro, UERJ, 1997.

SALIBA, Elias Thomé. Raízes do Riso. São Paulo, Cia das Letras, 2002

SANTANA, Gelson (org) Cinema de bordas 2. São Paulo: Editora A Lápis, 2008.

WISNIK, Josë Miguel & SKEFF, Enio. Musica – o nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo, Brasiliense, 2001 – 2a. Ed.