ISBN: 978-85-63552-07-5
Título | Para além do rock´n´roll: a música em Last Days, de Gus Van Sant |
|
Autor | Juliana Panini Silveira |
|
Resumo Expandido | Em Last Days (2005), filme inspirado nos últimos momentos de Kurt Cobain (antes de seu suicídio em abril de 1994), Gus Van Sant deixa de lado o maior ícone grunge para, através de Blake (um roqueiro vivendo um colapso emocional, interpretado por Michael Pitt), trilhar um outro caminho. Van Sant toma a cultura do efêmero, do individualismo, do narcisismo, do espetáculo, da fama e do mito, confrontando-a com o vazio e o colapso, explorando as profundas manifestações da subjetividade humana que afloram do desafio de viver.
A construção de um Blake de muitas (e ocultas) facetas também é perpassada pelo viés musical. Longe do óbvio, a trilha musical de Last Days não se atém ao estilo grunge (condizente com o universo de Blake e de Kurt Cobain), nem mesmo o rock´n´roll. Agregando ao filme artistas posteriormente influenciados pelo movimento iniciado em Seattle (do qual o Nirvana e seu vocalista, Kurt, são os grandes expoentes), Van Sant extrapola o universo do rock para agregar outros sons: o pop romântico, uma peça coral polifônica (madrigal) e obras eletroacústicas compostas por Hildegard Westerkamp. Este trabalho tem como objetivo compreender de que modo estes estilos musicais que, aparentemente não condizem com o personagem e sua realidade, contribuem para a elaboração de discursos narrativos, além de analisar como estas sonoridades são inseridas no filme, que conta com cenas performáticas e videoclipe. |
|
Bibliografia | ALTMAN, Rick. Inventing the Cinema Soundtrack: Hollywood’s Multiplane Sound System In: Music and cinema. J. Buhler (Ed.); C. Flinn (Ed.); D. Neumeyer (Ed.). Hanover: Wesleyan University Press, 2000. 397 p.
|