ISBN: 978-85-63552-07-5
Título | Uma noite em 67 e a história da música na televisão brasileira |
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Autor | Marcia Regina Carvalho da Silva |
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Resumo Expandido | Apesar da predominância de temas e personagens da história política e social, o documentário também pode apostar no recorte cultural abrindo um enorme leque de tendências de produção atrelado a divulgação da cultura nos meios de comunicação. Ao mapear a produção de documentários brasileiros contemporâneos nota-se uma expressiva tendência de produção de documentários musicais, que trazem a história da música brasileira e seus personagens como tema. Um exemplo instigante é o documentário Uma noite em 67 (2010), dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, um retrato dos desdobramentos da produção do programa Festival da Música Popular Brasileira, criado na chamada “Era dos festivais”, segundo depoimento de Solano Ribeiro no próprio filme.
Primeiramente, o que mais chama a atenção neste documentário é sua edição de materiais de arquivo da TV Record para mostrar palco, público e bastidores do teatro Paramount, em São Paulo, no dia 21 de outubro de 1967. No palco, destacam-se as performances de Chico Buarque e MPB4, Caetano Veloso, Gilberto Gil e os Mutantes, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo interpretando as músicas “Roda Viva”, “Alegria, Alegria”, “Domingo no parque”, “Maria, carnaval e cinzas”, “Ponteio” e “Beto Bom de Bola”. Assim, o documentário investiga esta produção que se tornou um marco para a história da MPB e para a história da televisão brasileira a partir da prática de entrevistas atuais com os protagonistas do palco e com a equipe de produção deste programa musical, como o diretor Paulinho Machado de Carvalho, o idealizador Solano Ribeiro e o jurado Sérgio Cabral. Esta comunicação, portanto, buscará examinar a pesquisa sonora e musical do encontro da História da MPB com a História da televisão brasileira, retratado neste documentário a partir de seus personagens e canções. Esta análise levará em conta que o discurso do documentário tem por característica sustentar-se por ocorrências do real, com depoimentos, entrevistas, imagens de arquivo, entre outras técnicas de produção, e por isso, será preciso investigar a pesquisa histórica e a abordagem apresentada, examinando em particular as noções de personagem na prática do documentário que colocam em perspectiva a história da música brasileira nas telas do cinema e da televisão. |
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Bibliografia | CARVALHO, Marcia. A canção popular na história do cinema brasileiro (Tese de doutorado). Campinas: MULTIMEIOS, IA-UNICAMP, 2009.
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