ISBN: 978-85-63552-07-5
Título | My boys no nothing about sound: Alberto Cavalcanti na GPO |
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Autor | marina moros |
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Resumo Expandido | Em 1928 John Grierson convida o cineasta brasileiro Alberto Cavalcanti para integrar a equipe de documentaristas que dirigia em Blackheath, para pensar - na própria película - o som no documentário. Cavalcanti percebe a potência e a implicação da tekhné e do aparato técnico naquilo que se pretende dar a ver. Não apenas o diálogo interessa a ele, mas o uso constitutivo e conceitual do som. O cineasta brasileiro percebia no som uma potência narrativa e de abertura à matéria do olhar tão grande quanto aquela da imagem e é essa experiência que vai transformar a escola do documentário inglês. Conforme afirma Guynn, Cavalcanti introduz na GPO uma outra relação entre imagem e som, tirando este da subservência daquela, permitindo uma montagem a partir da banda sonora, concedendo ao som uma independencia capaz de novas posições de enunciação. O que se pretende aqui é pensar esse outro lugar do som e da experiência como cesura, a partir dos filmes realizados e coordenados por ele na GPO . |
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Bibliografia | AITKEN, Ian(org.) Film and Reform, John Grierson and the Documentary Film Movement, London and New York:Routledge,1990.
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