ISBN: 978-85-63552-07-5
Título | O debate no cineclube da UFRJ numa perspectiva de releitura da prática |
|
Autor | Selma tavares Rebello |
|
Resumo Expandido | A presente pesquisa parte do princípio que afirma que a socialização e a reflexão propiciadas pelos cineclubes no espaço acadêmico, podem contribuir para a compreensão do cinema como arte e, ao mesmo tempo, viabilizar a troca e a transformação das possíveis leituras sobre a educação como arte e ciência dos modos de ser e estar no mundo. Pesquisar o Cineclube Educação em Tela da FE/UFRJ, neste caso, constitui mais uma possibilidade de estreitar diálogo entre cinema e educação. Se assistir um filme pode ser definido como uma experiência muda coletiva (Bergala, 2008) o debate posterior permite uma vivencia de troca oral, gestual social e afetiva que retorna como uma forca transformadora na subjetividade dos participantes. Esta possibilidade de reflexão coletiva, sensível, mobilizada pela experiência estética, compromete os participantes numa perspectiva de releituras e apropriações significativas para revisão de conceitos e práticas, visando à possibilidade da emergência de algo novo. |
|
Bibliografia | BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a Criança, o Brinquedo e a Educação, São Paulo, 2005.
|