/ / / / / / / / / / / / / /      Anais Digitais      / / / / / / / / / / / / / /

  Voltar para a lista
 
  Título
O debate no cineclube da UFRJ numa perspectiva de releitura da prática
Autor
Selma tavares Rebello
Resumo Expandido
A presente pesquisa parte do princípio que afirma que a socialização e a reflexão propiciadas pelos cineclubes no espaço acadêmico, podem contribuir para a compreensão do cinema como arte e, ao mesmo tempo, viabilizar a troca e a transformação das possíveis leituras sobre a educação como arte e ciência dos modos de ser e estar no mundo. Pesquisar o Cineclube Educação em Tela da FE/UFRJ, neste caso, constitui mais uma possibilidade de estreitar diálogo entre cinema e educação. Se assistir um filme pode ser definido como uma experiência muda coletiva (Bergala, 2008) o debate posterior permite uma vivencia de troca oral, gestual social e afetiva que retorna como uma forca transformadora na subjetividade dos participantes. Esta possibilidade de reflexão coletiva, sensível, mobilizada pela experiência estética, compromete os participantes numa perspectiva de releituras e apropriações significativas para revisão de conceitos e práticas, visando à possibilidade da emergência de algo novo.
Bibliografia

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a Criança, o Brinquedo e a Educação, São Paulo, 2005.

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklink-CINEAD/LISE/UFRJ, 2008.

BERNADET, Jean-Claude. O que é Cinema? Editora Brasiliense, São Paulo, 1980.

CANDAU, Vera Maria e MOREIRA, Flávio Antonio. Multiculturalismo Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas, Editora Vozes, Petrópolis, TJ. 2008.

DUARTE, Rosália. Cinema e Educação, Editora Autêntica.

JOBIM E SOUZA, Solange. CASTRO, Lucia. RABELLO de. GARCIA, Claudia Amorim. Infância, Cinema e Sociedade. Rio de Janeiro: Coleção Escola de Professores, 1997.

SÁ, Irene Tavares. Cinema em Debate. Rio de Janeiro: Agir Editora, 1974.

VIGOTSKI, L.S., Pensamento e Linguagem, Martins Fontes, 1998.

XAVIER, Ismail. O Discurso Cinem